O Flamengo garantiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 2025 ao bater o Vitória por 2 a 1, neste domingo (6), no Barradão, em confronto válido pela segunda rodada da competição. Após a partida, o técnico Filipe Luís destacou a maturidade tática da equipe como fator decisivo para a conquista dos três pontos.
Assim como na estreia contra o Internacional, o Rubro-Negro chegou aos minutos finais precisando marcar para sair com a vitória. A diferença, segundo o treinador, esteve na postura: os jogadores mantiveram a organização e seguiram o plano de jogo até o gol decisivo de Bruno Henrique, que saiu aos 41 minutos do segundo tempo.
"O time melhorou um aspecto que eu gostei bastante do jogo contra o Internacional. Não perdeu a estrutura e a organização ofensiva em nenhum momento. Todos os jogadores se mantiveram nas posições. Passamos por um momento difícil no segundo tempo, quando o adversário achou um gol de fora da área", disse, antes de completar:
"Não conseguimos defender tudo, mas se chutar de fora e fizer gol, ou acontece um desvio e o jogador acertar, parabéns para eles e vamos reagir. Eu senti que, mesmo com o cansaço, manteve a estrutura. Os jogadores ficaram nas posições, os espaços apareceram e a qualidade deles também."
Com o resultado, o Flamengo chega a quatro pontos e ocupa a sexta posição na tabela. Após duas rodadas, nenhuma equipe conseguiu duas vitórias, e os sete primeiros colocados estão empatados em pontos, sendo os critérios de desempate os responsáveis pela ordenação da classificação.
Na coletiva pós-jogo, Filipe Luís reconheceu que ainda há pontos a serem ajustados, como a agilidade na troca de passes, mas ressaltou o bom desempenho da equipe na primeira etapa e a resiliência nos momentos decisivos. O técnico também observou que cada partida tem revelado áreas em que o time pode evoluir, demonstrando confiança na evolução do elenco ao longo da competição.
"Cada jogo é um guia de onde a nossa equipe deve ser corrigidas. O jogo da Venezuela foi atípico, porque... o porquê vocês já sabem. E também o adversário nos colocou em dificuldades. Sempre que o time não performa da melhor forma o treinador é o responsável. Então, se o time não performou na Venezuela foi culpa do treinador. E a gente analisa para poder corrigir."
"Hoje fizemos coisas muito boas, o Vitória não chegou nem perto de tirar a bola no primeiro tempo, controlamos bem os contra-ataques e tivemos várias chances de gol. Mas também tem coisas para melhorar. Por exemplo: a velocidade de circulação de bola foi lenta. São muitos detalhes que a gente pode aprimorar nos próximos dias com vídeos e treinamentos no campo."