Copa do Mundo de Clubes: Fifa anuncia América-MEX x Los Angeles FC por vaga no grupo do Flamengo

publicidade

A Fifa anunciou nesta terça-feira que Los Angeles FC e América do México disputarão a vaga restante no grupo D da Copa do Mundo de Clubes, após a exclusão do León. Com o lugar aberto na chave do Flamengo , a entidade optou por um duelo entre o vice-campeão continental em 2023 (a equipe norte-americana) e o time de maior pontuação no ranking da Concacaf que ainda não estava entre os participantes (o clube mexicano). Los Angeles e América se enfrentarão em jogo único, em data a ser confirmada.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

- A Fifa recebeu de bom grado a decisão adotada pelo TAS de recusar as apelações de Pachuca, León e Alajuelense em relação à Copa do Mundo de Clubes 2025. Em virtude do regulamento aplicável, para determinar o time que substituirá o León na competição, a Fifa decidiu organizar uma eliminatória de jogo único entre Los Angeles FC (vice-campeão da Copa dos Campeões da Concacaf em 2023, diante do León) e o Club América (o clube melhor posicionado na classificação por confederações para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa ao término da edição de 2024 da Copa dos Campeões da Concacaf). O time ganhador se classificará automaticamente para a Copa do Mundo de Clubes 2025 e ocupará a vaga do Club León no grupo D - disse a Fifa em comunicado.

O anúncio ocorre logo depois de o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) divulgar a sentença na qual rejeita os recursos do Léon e da Alajuelense pleiteando uma vaga na competição. O time mexicano tentava reverter a decisão da Fifa que o excluía da competição por ter o mesmo dono do Pachuca, enquanto a equipe da Costa Rica alegava merecer a vaga pelo ranking da Concafaf. Na sentença, o TAS diz que é a Fifa que deve definir o novo dono da vaga.

Troféu da Copa do Mundo de Clubes 2025 — Foto: Reuters

No veredito, o TAS destaca que León e Pachuca não cumpriram os regulamentos da Fifa, e que as provas apresentadas são insuficientes para provar o contrário. E define que a equipe de James Rodríguez permanece fora do torneio - enquanto o Pachuca segue entre os participantes . Em relação ao pedido do Alajuelense, o Tribunal disse apenas que o recurso foi rejeitado e que os motivos serão apresentados em uma sentença posterior.

O León se classificou para a Copa do Mundo de Clubes - o primeiro a ser realizado com tal formato - ao conquistar o título da Champions League da Concacaf em 2023. Porém, o regulamento do Mundial proíbe que clubes com o mesmo dono disputem o torneio. Isso colocou a participação dos mexicanos em dúvida, uma vez que o León pertence ao conglomerado de clubes do empresário Jesús Martínez Patiño, que conta com o Pachuca, também classificado para o torneio, entre seus clubes. O grupo ainda tem o Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala, além do Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.

Diante deste cenário, a Alajuelense reclamou junto à Fifa o direito de disputar o Mundial de Clubes no lugar do León, que acabou excluído após um processo aberto na entidade. O time da Costa Rica usa como argumento para herdar a vaga sua posição no ranking continental usado pela Fifa para definir as vagas na competição. O clube é apenas o 15ª colocado em tal ranking, mas é o que tem melhor pontuação entre equipes que não são do México nem dos Estados Unidos.

Ranking da Concacaf levando em conta pela Fifa para definir participantes do Mundial — Foto: Reprodução

O regulamento do Mundial aponta um limite de duas de equipes por país, com exceção permitida apenas em casos de países com mais de dois times campeões continentais nos últimos quatro anos. Assim, nenhum time mexicano ou americano poderia entrar no torneio através do ranking continental.

Desta forma, a Alajuelense afirmava ser legalmente a herdeira da vaga diante da exclusão do León por infringir o regulamento. A Fifa, porém, indicou após a exclusão do León que "está considerando uma partida de playoff entre o América do México - clube melhor colocado no ranking continental depois de Monterrey e León - e o Los Angeles FC, vice-campeão da Champions da Concacaf em 2023, quando o León faturou o troféu.

Fonte: Globo Esporte