Na quarta-feira, o Flamengo adiciona um novo destino à sua longa história internacional. Pela primeira vez, o clube jogará em Santiago del Estero, no norte da Argentina, contra o Central Córdoba, pela Libertadores. O cenário da estreia será o Estádio Único Madre de Ciudades, inaugurado há poucos anos e um dos mais modernos do país.
Santiago del Estero é conhecida como a "Mãe das Cidades" porque, a partir dela, colonizadores espanhóis fundaram outros municípios importantes da Argentina, como Córdoba, Tucumán e Salta. Fundada em 1553, é a cidade mais antiga do país ainda existente.
O ge fez um "tour" pela cidade e conheceu o estádio. Veja no vídeo acima!
Estádio Único Madre de Ciudades — Foto: Emanuelle Ribeiro
Inaugurado em março de 2021, o Estádio Único Madre de Ciudades tem capacidade para cerca de 30 mil torcedores e foi construído com padrão Fifa, sendo considerado um dos mais modernos do país. A inauguração aconteceu com a final da Supercopa Argentina entre River Plate e Racing, vencida pelo River por 5 a 0. O atacante Borré, hoje jogador do Internacional, marcou o primeiro gol da arena.
Muro no entorno do estádio de Santiago del Estero tem referência ao título mundial da Argentina — Foto: Emanuelle Ribeiro
Nos arredores do estádio vê-se uma pintura com referência ao título da Argentina na Copa do Mundo de 2022. O local tem uma relação próxima com a seleção.
Estádio Único Madre de Ciudades — Foto: Emanuelle Ribeiro
Em junho de 2021, o estádio recebeu Messi pela primeira vez em jogo das Eliminatórias da Copa de 2022. O meia marcou o gol do empate argentino contra o Chile. Dois anos depois, ele voltou ao local como campeão do mundo e marcou três vezes na goleada sobre Curaçao por 7 a 0 - o amistoso marcou a primeira apresentação da equipe campeã mundial de 2022 diante de sua torcida. O campo onde o Flamengo jogará nesta quarta foi ainda palco do centésimo gol de Messi pela sua seleção.
Estádio Único Madre de Ciudades — Foto: Emanuelle Ribeiro
O Madre de Ciudades custou 1,5 bilhão de pesos (cerca de R$ 94 milhões). O estádio, construído pelo Governo, conta com um museu interativo, camarotes e dois telões gigantes. A arena é hoje a principal casa do Central Córdoba, mas o adversário do Flamengo também tem seu próprio estádio, o Alfredo Terrera, que é utilizado em algumas ocasiões, principalmente jogos de menor apelo.
Estádio Único Madre de Ciudades — Foto: Emanuelle Ribeiro
Santiago del Estero entrou no mapa dos turistas de futebol por causa da arena moderna, mas também pela ascensão dos clubes locais: o Central Córdoba, rival do Flamengo, voltou à primeira divisão argentina em 2019, depois de 48 anos; o Mitre e o Güemes disputam a segunda divisão nacional.
Mas, além do futebol, a "Mãe das Cidades" é famosa por suas estâncias termais, que atraem turistas de vários lugares do país. A região ainda é palco de eventos automobilísticos internacionais, como etapas da Porsche Cup, transmitidas pelo sportv.
Datada de 1553, Catedral foi uma das primeiras construções de Santiago del Estero — Foto: Emanuelle Ribeiro
Entre os pontos turísticos estão construções históricas, como a Catedral, primeira igreja da cidade; o Teatro 25 de Mayo, construído em homenagem ao centenário da Revolução de Maio, que marcou o início do processo de independência da Argentina; o Centro Cultural do Bicentenário, museu com fatos históricos sobre a cidade; a Casa do Governo e a Ponte Carretero, uma compensação da Alemanha à Argentina pelo afundamento de dois navios durante a Primeira Guerra Mundial.
Estima-se que cerca de 100 mil pessoas em Santiago falam quíchua, dialeto derivado da língua dos antigos Incas, considerados o maior povo indígena das Américas. Os indígenas de Santiago del Estero vivem, em sua maioria, na zona rural e são agricultores.
O quíchua santiaguenho é objeto de estudo da Universidade Nacional de Santiago del Estero, que tem como uma de suas iniciativas o ensino do dialeto com o objetivo, além de resgatar e preservar a língua materna, dar acesso aos falantes da língua à educação.
Em Santiago, os torcedores locais costumam ter os clubes da cidade como seus segundos times. A maioria torce para equipes mais tradicionais da Argentina, como River Plate e Boca Juniors. Para entender o tamanho do Central Córdoba no local, a reportagem do ge mostrou a moradores imagens de jogadores do Central e do Flamengo. Quem eles conheceram mais? Veja no vídeo acima.
A vinda do Flamengo é motivo de grande expectativa para os santiaguenhos. Os relatos deram conta de uma tremenda festa nas ruas da cidade por causa da vitória no primeiro jogo.
- É algo histórico e talvez nunca mais vamos a viver algo assim na nossa cidade. Um grande do futebol mundial que chega a Santiago del Estero - disse o santiaguenho Carlos Frágola ao ge .
- Algo único. A gente não esperava. O Central ganhou do Flamengo e agora tem o jogo aqui. Todos nós estaremos lá - afirmou Juan, torcedor do Central Córdoba.
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv