Se tem oito desfalques para esta rodada do Brasileirão, o Flamengo tenta usar Pedro como "fato novo" para vencer o Bragantino no estádio Cícero Souza Marques, a partir das 21h30 de hoje. O centroavante foi o autor do gol da vitória sobre o Fluminense, no último domingo, e tenta retomar a confiança e um espaço no time titular após todo o imbróglio das últimas semanas.
Após fazer reclamações públicas sobre o camisa 9, Filipe Luís reconheceu sua mudança de atitude. Em apenas 20 minutos em campo, Pedro se movimentou bem, cumpriu o papel tático e mostrou sua qualidade na área para se jogar na bola e reencontrar as redes. Na relação entre jogador e treinador, a página está virada.
— Não tem nenhuma polêmica, nada. Sou o homem mais feliz do mundo quando um jogador (Pedro) como ele entra e faz o gol. Futebol é maravilhoso, te dá essas possibilidades. Eu tenho um lema que eu vivo: não tem ninguém mais importante do que a equipe. Nem o Pedro, nem o treinador. Nenhum jogador que está ou que passou é mais importante do que o Flamengo. Hoje, eu gostei não só do gol. Gostei da forma como se comportou defensivamente, como correu. Esse brilho ele recuperou — disse Filipe na coletiva.
O processo até ele voltar ainda pode demorar mais um pouco, e a tendência é que Bruno Henrique se mantenha como titular no centro do ataque em Bragança Paulista. No fim de semana, ele foi a última opção de ataque a pisar em campo, atrás de nomes contestados como Juninho e Matheus Gonçalves.
Da mesma forma, Filipe pode repensar sua escalação diante da grande quantidade de baixas no elenco. Somente no setor ofensivo, Michael (dores no tornozelo esquerdo) e Plata (tendinite na coxa direita) estão fora.
Além deles, a defesa não terá Alex Sandro (lesão na coxa esquerda), Ayrton Lucas (ferida na perna esquerda) e Danilo (lesão na coxa direita). Já no meio, Allan (controle de carga por fascite plantar no pé direito) se junta a De la Cruz (sem condições físicas) e Pulgar (fratura no pé direito).
Pedra no sapato
Mais uma vez, o Bragantino pode ser um obstáculo para o Flamengo. Desde que o clube retornou à Série A do Brasileirão, em 2020, o rubro-negro não sabe o que é vencer jogando em Bragança Paulista.
Em cinco jogos, são três empates e duas derrotas do time carioca neste confronto fora de casa, incluindo uma goleada por 4 a 0 em 2023. Todos estes confrontos foram no estádio Nabi Abi Chedid, agora em reforma.
O confronto de hoje mexe com o G4 da tabela, pois o Flamengo é o vice-líder da tabela, com 30 pontos, três atrás do líder Cruzeiro. Já o Bragantino é o terceiro colocado, com 27.