75 anos de Flamengo no Maracanã: veja jogos marcantes do clube no estádio

Em 23 de julho de 1950, há exatos 75 anos, o Flamengo fazia seu primeiro jogo oficial no Maracanã, com vitória por 3 a 1 sobre o Bangu. De lá para cá, o Rubro-Negro teve momentos inesquecíveis em um dos campos mais icônicos do Brasil. Foram mais de 30 títulos conquistados no Maraca, entre competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais.

Para celebrar esse marco histórico, o ge separou 10 jogos importantes da história do Flamengo no Maracanã. Veja abaixo:

Com gol de Rondinelli após cobrança de escanteio de Zico, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 no Maracanã em jogo que marcou o início de uma Era vitoriosa do clube. A vitória deu o título carioca para o Fla, que também foi campeão estadual em 1979 e 1981, ano em que ainda conquistou a Libertadores e o Mundial. Em 80, ainda teve o título brasileiro. Foi o início da Era Zico.

Foi a primeira conquista de Campeonato Brasileiro do Flamengo. Em 1980, a equipe bateu o Atlético-MG na final por 3 a 2 e iniciou a fase mais vitoriosa da história. A decisão no Maracanã, que teve mais de 154 mil pagantes, é até hoje considerada uma das principais da história da competição. Zico e Nunes (duas vezes) balançaram as redes.

– De todos os títulos que o Flamengo ganhou em Brasileiros, para mim a decisão com o Atlético foi a maior da história do clube, com certeza. O título de 80 foi o começo de tudo – disse Nunes ao ge em matéria que registrou os 40 anos da conquista .

Em um ano, campeão do Brasil. No outro, dono da América. Em 1981, na primeira partida da final da Libertadores, o Flamengo venceu o Cobreloa, do Chile, por 2 a 1, no Maracanã, com dois gols de Zico. Mais de 153 mil pessoas assistiram ao duelo, inclusive Pelé. No jogo de volta, o time chileno venceu por 1 a 0. O Rubro-Negro foi campeão após derrotar o Cobreloa por 2 a 0 no confronto de desempate.

O Fla levantou a taça do seu quarto Brasileiro após vencer o Inter por 1 a 0 no Maracanã, com gol de Bebeto. Mais de 90 mil pagantes foram ao estádio naquele dia. O tetra, no entanto, é polêmico. Campeão da Copa União, o Rubro-Negro chegou a dividir o título nacional de 87 com o Sport, mas atualmente a Justiça e a CBF consideram o time pernambucano o único campeão brasileiro daquele ano. Clube e torcida, no entanto, seguem certos de que o título é do Rubro-Negro carioca.

Foi no Maracanã, em clássico contra o Botafogo, que o Flamengo conquistou seu pentacampeonato brasileiro. Os dois jogos da final foram no estádio. Na ida, o Fla venceu por 3 a 0, com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho. O segundo jogo, com público de mais de 120 mil pagantes, foi marcado por uma tragédia. A queda de um alambrado causou a morte de três torcedores e deixou muitos outros feridos. A decisão foi mantida, e o Rubro-Negro foi campeão após empate por 2 a 2. Os gols do Fla foram marcados por Júnior e Gaúcho.

Era final do Campeonato Carioca de 2001, e o Flamengo precisava vencer o Vasco por dois gols de diferença para ficar com o título. Naquela tarde, o clube consagrou mais um ídolo. Aos 43 minutos do segundo tempo, o Fla vencia por 2 a 1 e, em uma linda cobrança de falta, Petkovic fez a festa da torcida ao marcar de falta um dos gols mais marcantes da história do Maracanã.

O Flamengo precisava vencer o Grêmio para garantir seu sexto título brasileiro depois de 17 anos da última vez que levantou a taça do campeonato. Com sofrimento e dificuldade até o fim, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1, no Maracanã. O cabeceio certeiro de Ronaldo Angelim, aos 24 minutos do segundo tempo, não sai da memória dos 85 mil torcedores que estavam no estádio.

Na campanha do segundo título da Libertadores, um dos jogos mais marcantes foi a goleada por 5 a 0 sobre o Grêmio, no Maracanã. O tricolor gaúcho disputava sua terceira semifinal consecutiva da competição e foi massacrado pelo Flamengo de Jorge Jesus. Gabigol, duas vezes, Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Pablo Marí marcaram para o Rubro-Negro.

Foi o primeiro título internacional que o Flamengo comemorou no Maracanã. Depois de empate por 2 a 2 na ida, o time venceu o Independiente del Valle (Equador) por 3 a 0 em casa e levantou a taça da Recopa Sul-Americana de 2020. Gabigol e Gerson, duas vezes, garantiram a vitória. A conquista inédita foi festejada por mais de 64 mil pagantes.

Conhecida como o "jogo do inferno", a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil de 2022 serviu para alimentar a rivalidade histórica entre Flamengo e Atlético-MG. O Galo venceu o jogo de ida por 2 a 1, e Gabigol, então atacante do Fla, mandou o recado: "Quando eles forem para lá, vão conhecer o que é pressão e o que é inferno". No Maracanã, os rubro-negros fizeram uma festa memorável e empurraram o time rumo à classificação, após vitória por 2 a 0 – Arrascaeta marcou duas vezes. O Fla foi campeão do torneio naquele ano.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade