Depois da polêmica envolvendo a divulgação do quadro clínico de De La Cruz por José Luiz Runco, ex-diretor médico do Flamengo, o elenco demonstrou união e solidariedade ao uruguaio. Em declarações na zona mista após a vitória sobre o Bragantino, Arrascaeta e Léo Ortiz falaram sobre o episódio.
"Independente de quem for, o Nico ou outro jogador, temos que estar juntos. É muito difícil estar focado dentro de campo e treinando quando acontece algo assim. Mas sabemos que no Flamengo sempre acontecem muitas coisas. Eu tenho já seis anos aqui. Temos que continuar focados dentro do campo, tentando fazer o melhor. Depois, no extracampo, a gente tenta sempre nos fechar para que isso não nos prejudique. Mas, às vezes, tem algumas situações pontuais que são muito difíceis", disse Arrascaeta.
Na mesma linha, Léo Ortiz defendeu o companheiro e reforçou a importância de blindar o ambiente interno.
"O grupo é muito fechado e muito focado no que a gente tem que fazer dentro de campo e consegue separar bem o que vem acontecendo. Lógico que a gente não fica feliz pelas palavras que foram usadas, ainda mais falando de um companheiro nosso, um cara que batalha tanto para estar dentro de campo e nos ajudando."
O zagueiro também destacou que o episódio serviu como combustível para o time:
"Mas, a gente usa isso também como motivação, brigar pelo nosso companheiro. O Nico está feliz por essa vitória hoje e a gente vai apoiar ele durante a semana para que ele possa se recuperar e estar de volta junto com a gente."