Campeão da Libertadores sub-20 no mês passado no comando do Flamengo , Cleber dos Santos foi demitido esta semana depois de ficar cinco meses no cargo em sua quarta passagem pelo clube. Em contato com o ge , o treinador alegou que foi desligado sem justificativa e, sem citar o nome do diretor de futebol José Boto, disse que ele lhe ofereceu outro cargo dias antes da demissão:
— Sou muito grato ao Flamengo e minha relação com o clube vem de longa data. E sempre foi de muito respeito, tanto da minha parte quanto do clube. O que me surpreende e entristece é a forma como a condução da questão foi tratada pelo atual gestor do futebol do clube. Trazer pessoas de confiança faz parte do futebol, é normal. O problema foi que, depois do título da Libertadores, ele me chamou ao CT para conversar. Me ofereceu uma nova função, mas, tempos depois, o RH simplesmente comunicou meu desligamento sem justificativa. O Flamengo é muito maior do que tudo isso.
Cleber dos Santos aponta segunda Libertadores Sub-20 do Flamengo em mural no Ninho — Foto: Arquivo Pessoal
O cargo oferecido a Cleber foi o sub-20 B, que trabalha com os atletas mais jovens da categoria, de 18 anos, e disputa as competições de menor expressão do calendário dos juniores. O Flamengo contratou para comandar o sub-20 A o português Nuno Campos , que trabalhou com Boto no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e internamente trata a troca como um processo natural (veja abaixo a nota oficial do desligamento) .
"O técnico Cleber dos Santos não faz mais parte da comissão técnica das categorias de base do Flamengo . O clube agradece aos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade da carreira do treinador".
Cleber dos Santos em Flamengo x Boavista no Carioca profissional — Foto: Paula Reis/Flamengo
Cleber, que recebeu mensagem de parabéns de Filipe Luís após conquistar a Libertadores da base , disse que mantinha contato constante com o treinador para replicar o modelo de jogo ao sub-20 e preparar os garotos quando subirem. E citou como exemplo os quatro jovens que viajaram para a estreia do Flamengo na Libertadores, contra o Deportivo Táchira na Venezuela:
— Como o Filipe e toda comissão vieram da base do clube, muitos atletas são aproveitados em treinos e jogos. Estudamos o modelo praticado no profissional para melhorar a adaptação dos atletas quando tiverem oportunidade de atuar por lá. Na Libertadores, por exemplo, tivemos jogos com posse de bola superior a 75%, quase 700 passes, marcando no campo adversário com agressividade e criando muitas oportunidades de gol, o que está de acordo com o modelo do time principal. Podemos ver atletas sendo aproveitados, inclusive nessa primeira partida da Libertadores, como Wallace Yan, Daniel Sales, Joshua e João Victor.
Cleber ao lado de Zé Ricardo no profissional do Flamengo em 2017 — Foto: Gilvan de Souza
Em quatro passagens pelo Flamengo , (2001-2007, 2011-2014, 2017 e 2024-2025), Cleber foi treinador das categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-20; atuou como auxiliar de Zé Ricardo no profissional e no início desse ano trabalhou como técnico interino no Campeonato Carioca enquanto o elenco principal estava em pré-temporada nos Estados Unidos.
— Foi onde comecei minha carreira como treinador de futebol, participei da construção do processo metodológico na base, que formou vários atletas para a categoria profissional e gerou muitos ativos para o clube: Vinicius Jr., Paquetá, Samir, Renato Augusto, entre outros dessa época. Ficam o aprendizado e as relações que fiz com os atletas, comissão técnica e pessoas da direção e coordenação da base, que querem o melhor para o clube. O próximo passo agora é buscar um novo projeto para aplicar a metodologia, desenvolver atletas e alcançar mais conquistas.
Cleber dos Santos (último à direita) na base do Flamengo em 2001 — Foto: Arquivo Pessoal
Após a demissão de Cleber dos Santos, o sub-20 do Flamengo tem sido comandado nos jogos pelo técnico Leo Ramos, que é do sub-16 e vem atuando como interino na categoria de cima enquanto Nuno Campos e seu auxiliar português resolvem a parte burocrática da licença para trabalharem no Brasil. Eles já vêm treinando a equipe, mas não podem ficar à beira de campo.
Desde o título da Libertadores, o sub-20 A rubro-negro soma duas derrotas e uma vitória em três jogos, todos pelo Brasileiro da categoria: 2 a 1 para o Athletico-PR (ainda com Cleber à beira do campo), 5 a 0 para o Vasco e 2 a 1 sobre o Fluminense.
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv