Surto de caxumba compromete até preparação do Flamengo para Copinha; veja bastidores

O departamento de base do Flamengo foi surpreendido com um surto de caxumba. No início da tarde desta terça, com sete jogadores do sub-17 diagnosticados com o vírus, o clube conseguiu o adiamento do jogo decisivo da Copa do Brasil da categoria, que aconteceria às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Os problemas, porém, vão muito além da decisão, chegando até ao planejamento para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019.

O GloboEsporte.com preparou um material que conta passo a passo os momentos do surto na base, desde o primeiro relato ao adiamento da partida. Além disso, a reportagem conversou com uma profissional especialista no caso e reuniu informações de bastidores.

O MAPA DA CAXUMBA

O INÍCIO

Hugo Moura foi o primeiro a ter a caxumba diagnosticada — Foto: Divulgação

Hugo Moura foi o primeiro a ter a caxumba diagnosticada — Foto: Divulgação

  • Hugo Moura, volante do sub-20, foi o primeiro a ser diagnosticado com caxumba há cerca de um mês. Parecia, num primeiro momento, um caso isolado.
  • Aproximadamente dez dias depois, Vitor Gabriel e Marx Lenin, do sub-20, repetiram o mesmo diagnóstico.
  • Pouco depois, Pedro Caracoci, goleiro do sub-20, foi mais um a manifestar os sintomas e ter a caxumba confirmada.
  • Nathan, durante a disputa da Copa RS, em dezembro, apresentou os mesmos sintomas.

O SURTO

Gabriel Noga se reapresentou nesta segunda e foi outro diagnosticado com caxumba — Foto: Staff Images / Flamengo

Gabriel Noga se reapresentou nesta segunda e foi outro diagnosticado com caxumba — Foto: Staff Images / Flamengo

  • Na sexta (07/12), o sub-17, com todos à disposição, ficou no 1 a 1 contra o Fluminense no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil da categoria.
  • Entre sábado e segunda, seis jogadores do elenco sub-17 foram diagnosticados com caxumba: Bruninho, Ramon, Weverton, Natan, Sidney e Lázaro. Acabaram afastados do grupo.
  • Assim como na preparação para o 1º jogo da final (sexta-feira), a programação para a volta era de treino na segunda e concentração no Ninho.
  • Com o surto de caxumba, a concentração caiu. Todos foram liberados para dormir em casa e se reapresentar na terça, no café da manhã.

O ADIAMENTO

Flamengo sub-17 — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo sub-17 — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  • Na reapresentação, o zagueiro Gabriel Noga foi diagnosticado com caxumba, e o meia-atacante Jean Carlos apresentou sintomas da doença, mas não teve o diagnóstico confirmado.
  • Com sete atletas afetados pelo mesmo motivo, a direção viu um número insustentável. Após reunião e conversa com o departamento jurídico, houve a movimentação para o pedido de adiamento da decisão.
  • Gabriel Noga e Jean Carlos foram liberados do CT. Os demais jogadores permaneceram no Ninho, longe de lugares fechados, para evitar a proliferação do vírus, e mantiveram o cronograma com o almoço.
  • Por volta de 13h40, a CBF comunicou oficialmente o adiamento da partida para o dia 21 de dezembro, no Maracanã.
  • Após a decisão, a direção da base reuniu o elenco e comissão no auditório para explicar a situação e passar a nova data.
  • Todo o departamento de base do Flamengo foi liberado de qualquer atividade até sexta, incluindo sub-14, sub-17 e sub-20. A reapresentação (de quem estiver apto) acontece no sábado.

SUB-17: PEDIDO POR FINAL EM 2019

A direção da base do Flamengo se mexeu nos bastidores ao ver a equipe sem nove atletas para o jogo, até então marcado para a noite desta terça: sete com caxumba e dois suspenso (Luís Gustavo e Gomes). O pedido – acompanhado de todos os atestados médicos –, porém, foi a realização da partida em 2019, para maior tempo de recuperação, mas a CBF remarcou o duelo para o dia 21 de dezembro.

Apesar dos dez dias não serem considerados ideais pelo clube, a decisão passou pelo ponto do regulamento. Em caso de realização do segundo jogo em 2019, alguns jogadores das duas equipes não poderiam entrar em campo por ter estourado a idade limite da categoria (qualquer atleta que completar 18 anos em 2019, de janeiro a dezembro, não pode atuar pelo sub-17).

ANÁLISE MÉDICA E PREOCUPAÇÃO DAS FAMÍLIAS
Lázaro Fluminense x Flamengo Copa do Brasil sub-17 — Foto: Staff Images/Flamengo

Lázaro Fluminense x Flamengo Copa do Brasil sub-17 — Foto: Staff Images/Flamengo

A situação causou desconforto no Ninho desde sábado. Fora do CT, alguns familiares de jogadores tiveram receio de deixar os garotos treinarem durante período de surto. Alguns nomes do elenco sub-17 chegaram a compartilhar a ansiedade e frustração nas redes sociais, como o caso de Reinier, ainda na segunda, através do Twitter, apagado logo na sequência.

Requisitado pela reportagem do GloboEsporte.com, Gustavo Dutra, médico do departamento de base do Flamengo, não foi autorizado a falar nada a mais do que o que já havia sido publicado em nota no site oficial do clube.

A reportagem conversou com a Dra. Flávia Bravo, pediatra e presidente da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Imunização. De acordo com a médica, o período de recuperação, em repouso, varia de sete a dez dias – tempo limite até o jogo do dia 21 de dezembro –, mas pode comprometer o desempenho físico dos atletas infectados.

- Adiaram a partida dentro de um prazo que consideram que realmente quem já foi diagnosticado com a caxumba vai estar recuperado (...) Quando está recuperando de uma virose, por mais que seja mais branda, não se deve extenuar a pessoa, mas sim deixar o organismo trabalhar, sem muito exercício. No ponto de vista de preparação física pode ter algum comprometimento, porque esses jogadores não podem treinar como se estivessem recuperados. O ideal é que fiquem de repouso, não de cama, mas sem esforço. Imagino que isso possa comprometer o desempenho e regularidade do treinamento num primeiro momento – disse a médica em entrevista por telefone.

ALERTA LIGADO: PREPARAÇÃO PARA A COPINHA
Vitor Gabriel é um dos atletas diagnosticados com caxumba — Foto: Staff Images/Flamengo

Vitor Gabriel é um dos atletas diagnosticados com caxumba — Foto: Staff Images/Flamengo

O clube cancelou uma viagem do sub-17 para disputar um torneio no Japão (entre 14 e 24 de dezembro) e segue monitorando os jogadores de todas as categoria, porque, como explicou a Dra. Flávio Bravo, o tempo para manifestação dos sintomas varia de acordo com cada pessoa. Ou seja, alguns atletas podem ter o vírus incubado.

Todo o problema já comprometeu a preparação do Flamengo para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe viaja no dia 2 de janeiro para Jaguaríuna, interior do estado de São Paulo. Eliminado da Copa RS ainda na fase de grupos, o sub-20 voltou ao Rio de Janeiro nesta segunda, mas tem o início de trabalho adiado. Com a base fora do Ninho até sábado, o grupo perde seis turnos de treinamentos, marcados para quarta, quinta e sexta (em período integral).

Além disso, alguns jogadores seguem em recuperação. Veja os casos em andamento:

  • Vitor Gabriel - em repouso; expectativa é que se reapresente na segunda. Faz exame de sangue na quinta-feira
  • Ramon - em repouso, mas não é problema para a Copinha. Faz exame de sangue na quinta-feira
  • Nathan - diagnosticado no RS, fica pelo menos mais uma semana em casa, em repouso
  • Pedro Caracoci - em repouso; exame de sangue marcado para a próxima semana
  • Hugo Moura - recuperado, mas não joga a Copinha (acima da idade permitida)
  • Marx Lenin - recuperado, volta aos treinamentos com o grupo
Fonte: Globo Esporte