O Flamengo anunciou nesta sexta-feira (4) a saída do volante Gerson. O jogador de 28 anos se acertou com o Zenit e o clube russo pagou à vista a multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões, na cotação atual) para tirá-lo do time rubro-negro. A rescisão do atleta, inclusive, foi publicada no BID da CBF nesta sexta-feira.
— O Clube de Regatas do Flamengo informa que o contrato de trabalho do atleta Gerson foi encerrado nesta sexta-feira (04/07/25), após pedido de demissão e rescisão unilateral apresentado pelo jogador, bem como o pagamento integral da multa rescisória prevista em contrato. O valor, de 25 milhões de euros, foi depositado pelo FC Zenit São Petersburgo, da Rússia — escreveu o time rubro-negro.
O volante já tinha um acordo com os europeus há cerca de um mês, mas ficou no rubro-negro para disputar a Copa do Mundo de Clubes. A delegação retornou ao Rio de Janeiro na última terça-feira, após ser eliminada nas oitavas de final pelo Bayern de Munique, e os detalhes finais foram acordados.
Diante do Bayern, Gerson se despediu marcando o primeiro gol rubro-negro na derrota por 4 a 2, seu segundo em 28 jogos nesta temporada. Ele fecha esta segunda passagem com 12 bolas na rede e 24 assistências em 144 partidas, além dos títulos do Campeonato Carioca (2024 e 2025), da Copa do Brasil (2024) e da Supercopa do Brasil (2025).
O Coringa, como ficou conhecido durante sua primeira experiência no Flamengo, também defendeu o clube entre 2019 e 2021, ano em que saiu para o Olympique de Marseille. No início de 2023, ele foi repatriado diretamente do clube francês. No total, o meia vestiu a camisa rubro-negra em 253 oportunidades, com 19 gols e 35 assistências.
Concorrência vencida
O Zenit agilizou os trâmites após o Al-Nassr, da Arábia Saudita, ter entrado na disputa por Gerson. Os árabes ofereceram salário mais alto depois da indicação de Jorge Jesus, técnico do Flamengo entre 2019 e 2020, que deve assumir o cargo de treinador da equipe nos próximos dias.
O interesse do Zenit em Gerson não era novidade. Em fevereiro, os russos já haviam tentado contratá-lo por um valor até superior ao da multa atual, chegando a oferecer 29 milhões de euros, entre valores fixos e metas.
Na época, no entanto, o volante optou por seguir no rubro-negro e negociar a renovação de contrato. No final das contas, o capitão estendeu o vínculo até 2030. Ao mesmo tempo, o negócio diminuiu o valor da multa, o que facilitou a saída.
Veja a nota completa do Flamengo
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o contrato de trabalho do atleta Gerson foi encerrado nesta sexta-feira (04/07/25), após pedido de demissão e rescisão unilateral apresentado pelo jogador, bem como o pagamento integral da multa rescisória prevista em contrato. O valor, de 25 milhões de euros, foi depositado pelo FC Zenit São Petersburgo, da Rússia.
O Flamengo agradece ao atleta pelo período em que esteve à disposição da equipe, na qual conquistou diversos títulos, honrou o manto Rubro-Negro e se tornou um ídolo pela dedicação em campo. O clube deseja sucesso na sequência de sua carreira."