Mais que o troféu: Fla resgata jogadores e volta com mais opções da Flórida

Alexandre Vidal/Flamengo
Time do Flamengo festeja o título da Florida Cup

O Flamengo deixa os Estados Unidos com um saldo positivo que vai além do troféu da Florida Cup, conquistado após empate [com vitória nos pênaltis] contra o Ajax e vitória por 1 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt .

Nos dois jogos que asseguraram a conquista no torneio preparatório, o técnico Abel Braga deu chance a quase todos os jogadores que viajaram e ainda devolveu a muitos deles a possibilidade de atuarem com mais frequência, casos de Jean Lucas, Ronaldo e Uribe.

Os três não foram os únicos que tiveram bons momentos em Orlando, mas simbolizam a retomada de trajetórias que andavam meio em baixa pela Gávea. Protagonista da geração que consagrou Lucas Paquetá e Felipe Vizeu, Ronaldo andou emprestado ao Atlético-GO, conviveu com lesões e estava quase esquecido no clube. Neste início de ano, voltou a jogar e mostrou que pode brigar por espaço. Contra os alemães, foi o melhor jogador em campo.

Alexandre Vidal/Flamengo
Ronaldo no jogo entre Flamengo e Frankfurt

Outro que não era quase notado, o atacante Thiago Santos renasceu. Elogiado por Abel, ganhou minutos e começou como titular o confronto contra o Frankfurt. Ciente de que o time ainda busca um atacante para atuar pelo lado do campo, o jogador da base entendeu o recado e espera por mais oportunidades. Tido como um atleta com potencial, ele conviveu com uma séria fratura que atrapalhou sua carreira. Não bastasse o incidente, irritou a diretoria por ter se machucado justamente em uma pelada durante as férias.

Autor do gol que valeu a taça, Jean Lucas é outro que volta ao Rio de Janeiro renovado. Além de marcar pela primeira vez como profissional, o volante encantou o treinador, que o escalou um pouco mais próximo da área. A estratégia funcionou e ele teve participação importante no jogo decisivo.

O caso de Uribe é diferente do da dupla da casa, mas o colombiano foi outro que começou o ano com o pé direito. Com dois gols em dois jogos, começou na frente a briga por um lugar no time e foi eleito o craque da Florida Cup. Com a sombra de Gabigol, Uribe ganhou pontos valiosos e recobrou a confiança.

O tempo nos Estados Unidos também foi decisivo para que Diego Alves fizesse de vez as pazes com o torcedor. Após grande atuação contra os holandeses, o camisa 1 reafirmou sua condição de titular e peça-chave de um elenco que almeja conquistar campeonatos importantes no ano.

Durante o torneio, Rhodolfo, Rodinei, Piris da Motta e outros também deram as caras em algumas ocasiões, reforçando o discurso de Abel de que há a necessidade de ter o grupo inteiro pronto e à disposição. Ao final do jogo, o comandante citou o Palmeiras e disse que pretende alternar dois times. Com as chegadas de Gabriel e De Arrascaeta confirmadas, o Fla terá de conviver com a exigência ainda maior de uma torcida sedenta por títulos em 2019.

O time só volta a entrar em campo no próximo dia 20, quando encara o Bangu em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Carioca . A partida deve ser confirmada para o Maracanã.

Fonte: Uol