Mikey Johnston chegará ao Rio de Janeiro na terça-feira para assinar contrato com o Flamengo . O atacante irlandês vai custar aproximadamente 5 milhões de libras - cerca de R$ 37 milhões -, além de bônus por metas alcançadas pelo atleta. Ele deve ser anunciado assim que abrir a janela de transferências, dia 10.
Nascido em 1999 na Escócia, Mikey participou das categorias de base do Celtic. Em 2017, fez a estreia como profissional e se firmou no clube escocês por mais quatro temporadas: 76 partidas, 11 gols e seis assistências.
Mikey Johnston, próximo reforço do Flamengo — Foto: Divulgação / West Bronwich
Na temporada de 2022, o atacante foi emprestado para o Vitória de Guimarães (Portugal) e ganhou destaque: 31 jogos, três gols e cinco assistências. Depois, Mikey retorna ao Celtic e faz apenas 12 jogos antes de ser emprestado para o West Bromwich (Inglaterra).
Foi no futebol inglês que o atacante teve a melhor temporada da carreira: nove participações em gols em 20 jogos. Ao fim do empréstimo, Mikey faz uma partida pelo Celtic antes de ser vendido ao clube inglês. Em agosto de 2024, o West Bromwich pagou 3,5 milhões de euros para tê-lo em definitivo.
Na última temporada, Mikey disputou 41 jogos - 25 como titular - e marcou três gols, além de cinco assistências. O West Bromwich foi o 9º colocado da Championship, segunda divisão do futebol inglês. O contrato do atacante com o clube inglês era até junho de 2028.
Mikey Johnston, próximo reforço do Flamengo — Foto: Divulgação / West Bronwich
Apesar de ter nascido na Escócia, Mikey tem dupla nacionalidade e defende a seleção da Irlanda. O atacante disputou 15 jogos e marcou dois gols. Ele não esteve presente na convocação para as amistosos no mês de junho. Em março, disputou as eliminatórias da UEFA Nations League.
Mikey é destro e sua posição principal é ponta-esquerda, mas também atua pelo lado direito e como meia esquerda. Essa era uma das prioridades do Flamengo na janela. O clube estava a procura de um atacante "driblador que consiga abrir defesas". O ge apurou que o Rubro-Negro pretende fazer contratações para "complementar o elenco", trazendo opções para o banco de reservas de Filipe Luís.
— Para a forma como nós jogamos, e para aquilo que é a realidade onde estamos inseridos, a liga brasileira, nós jogamos contra blocos muito baixos e fechados. Na minha ideia e do Filipe, algo que detectamos desde o início e vínhamos debatendo, precisamos de um ponta que consiga abrir as defesas, um driblador. Em Portugal nós chamamos de "abre latas" (risos). Alguém que entre naquelas defesas muito fechadas, desequilibre e obrigue a ter, cada vez que tocar na bola, dois ou três jogadores em cima. Porque, se não tiver, ele tira do caminho e abre espaço para os outros. É realmente isso que procuramos - explicou José Boto, diretor de futebol, em recente entrevista ao ge (leia na íntegra).
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv