Sem atuar pelo Flamengo desde 16 de julho, Nico de la Cruz está sendo preparado para retornar ao time nos confrontos das oitavas de final da Libertadores, contra o Internacional. O volante vem recebendo um tratamento mais cauteloso em seu joelho esquerdo desde o fim do mês passado, e voltou a realizar exercícios em campo com a equipe de fisioterapia nesta semana.
O jogo de ida contra o Inter acontecerá na próxima quarta-feira, dia 13, no Maracanã, enquanto a volta fica para o dia 20, no Beira-Rio. Conforme apurou o EXTRA, estas são as primeiras datas tratadas como factíveis pelo departamento médico para que o uruguaio tenha condições de entrar em campo.
De la Cruz sofreu uma entorse no joelho em maio e atuou em apenas três jogos desde então: contra o Bayern de Munique, na Copa do Mundo de Clubes, e contra São Paulo e Santos, pelo Brasileirão. Depois disso, o departamento médico do futebol entendeu que era necessário pará-lo por algum tempo.
Neste período, ele também foi envolvido na polêmica do vazamento de mensagens de José Luiz Runco, demitido do cargo de chefe do departamento médico geral do clube por alegar que o jogador tinha lesão irreparável. O Flamengo chegou a liberá-lo para ir ao Uruguai passar alguns dias com a família após o episódio.
De la Cruz tem uma condição crônica no joelho direito, mas não é ela que vinha brecando seu desempenho. O problema na articulação esquerda é que precisava ser "esfriado", por apresentar sinais de inflamação e fazer o jogador sentir dores. Como não há uma lesão grave, qualquer intervenção cirúrgica foi descartada.
Um período de três semanas foi traçado pelo DM para seu retorno à condição física do primeiro semestre, apontada internamente como a melhor que ele havia apresentado desde que chegou ao Flamengo, em dezembro de 2023. Este prazo bate exatamente com o período dos jogos da Libertadores.
Ao mesmo tempo, esta é apenas uma meta e a decisão será pensada diariamente para não acelerar as etapas da recuperação de De la Cruz.