Com o fim das oitavas de final da Copa do Brasil, a temporada 2025 começa a desenhar um cenário mais "leve" para os principais clubes do país — pelo menos no que diz respeito ao acúmulo de competições. Diferente dos últimos anos, o número de times do G8 do Brasileirão que seguem vivos em três frentes (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e competições continentais) despencou. Restou apenas um: o Botafogo.
O alvinegro é o único entre os oito primeiros colocados do Brasileirão após a 17ª rodada que ainda está nas quartas de final da Copa do Brasil e nas oitavas da Sul-Americana. Isso o coloca como o último representante da chamada "tríplice coroa" possível em 2025 — um feito considerado raro e desgastante no calendário apertado do futebol nacional.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Y/A/yOB0bDRPSUBYMa7xivsg/54704824554-de15c6af42-o.jpg)
A comparação com temporadas anteriores expõe como 2025 está fora da curva. Em 2024, três clubes do G8 resistiam nesse mesmo ponto da temporada: Flamengo, São Paulo e Athletico. O mesmo aconteceu em 2023, com São Paulo, Palmeiras e Flamengo ainda vivos nas três competições ao fim das oitavas da Copa do Brasil. Agora, a exclusividade do Botafogo sinaliza uma temporada com menos sobrecarga para os demais postulantes ao título do Brasileirão.
Isso pode impactar diretamente a reta final do campeonato nacional. Sem viagens internacionais, jogos eliminatórios e rodízio excessivo, clubes como Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, todos eliminados precocemente da Copa do Brasil e/ou torneios continentais, tendem a ganhar mais tempo de preparação entre partidas.
Elimanações históricas de Fla e Palmeiras
O esvaziamento nas três frentes também é reflexo de eliminações surpreendentes. Pela primeira vez na história, Flamengo e Palmeiras foram eliminados antes das quartas de final da Copa do Brasil. Duas das equipes com os elencos mais valiosos do país caíram nas oitavas, um fato inédito que marca uma virada na história recente da competição. Tradicionalmente entre os protagonistas, os dois gigantes terão calendário mais "limpo" para focar exclusivamente no Brasileirão e em suas respectivas campanhas continentais.