Flamengo avança como segundo colocado do grupo na Libertadores pelo terceiro ano consecutivo; relembre

Pela terceira Libertadores consecutiva, o Flamengo não terminou a fase de grupos como líder de sua chave. Mesmo vencendo o Deportivo Táchira (Venezuela) por 1 a 0 ontem, no Maracanã, o rubro-negro foi superado no saldo de gols (4 a 3) pela LDU (Equador), que bateu o Central Córdoba (Argentina) por 3 a 0. Ambos terminaram com 11 pontos. O cenário é o idêntico a 2023 e 2024.

No primeiro ano desta sequência, o rubro-negro chegou como então campeão da América, após uma campanha invicta de 12 vitórias e um empate em 2022. Porém, se enrolou em um grupo com o Racing (Argentina) e os modestos Ñublense (Chile) e Aucas (Equador).

Após perder até para os estreantes equatorianos fora de casa, o time conseguiu ser segundo colocado por ter vencido os três jogos no Maracanã, mas fez os mesmos 11 pontos, superado pelo Racing, com 13. Então, foi eliminado precocemente pelo Olimpia (Paraguai) nas oitavas de final, graças a uma derrota traumática de 3 a 1, em Assunção, no jogo da volta, após vencer no Rio.

Jogadores do Olimpia comemoram gol sobre o Flamengo — Foto: Norberto Duarte/AFP
Jogadores do Olimpia comemoram gol sobre o Flamengo — Foto: Norberto Duarte/AFP

Na temporada passada, teve desempenho pior, fazendo apenas 10 pontos em um grupo liderado pelo Bolívar (Bolívia), com 13, e que tinha Palestino (Chile) e Millonarios (Colômbia). A campanha teve a mancha de uma derrota para os chilenos fora de casa, mas novamente o rubro-negro avançou por ter 100% de aproveitamento em seus domínios.

Cabrera (à direita) comemora o gol do Peñarol sobre o Flamengo, no Maracanã — Foto: Mauro PIMENTEL / AFP
Cabrera (à direita) comemora o gol do Peñarol sobre o Flamengo, no Maracanã — Foto: Mauro PIMENTEL / AFP

No mata-mata, após eliminar o próprio Bolívar nas oitavas, com direito a um tenso jogo de volta em La Paz, a equipe caiu para o Peñarol (Uruguai) nas quartas. Além da partida decisiva ter sido em Montevidéu, o rubro-negro foi derrotado em casa na ida.

Roteiro diferente, mesmo final

Desta vez, a campanha em casa não foi perfeita, com um derrota em casa para o Central Córdoba. Mas a equipe de Filipe Luís bateu LDU e Táchira no Maracanã. Longe de seus domínios, venceu os venezuelanos e empatou com argentinos e equatorianos.

Mesmo assim, o desempenho é aquém do esperado, com 11 pontos após três vitórias, dois empates e uma derrota. Foram apenas seis gols marcados em seis jogos, e três sofridos.

Como resultado, o Flamengo precisará decidir as oitavas de final fora de casa, e ainda enfrentar um adversário de mais peso. Neste momento, os times do pote 1 incluem Palmeiras e River Plate (Argentina), além de São Paulo, Internacional, Estudiantes (Argentina) e a própria LDU. O sorteio acontecerá na próxima segunda-feira.

Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse

Inscrever
Fonte: O Globo
publicidade
publicidade