Após a derrota por 1 a 0 para o Santos, Filipe Luís analisou as escolhas táticas que tentou durante a partida.
"A gente tentou pressionar, eles conseguiram sair e depois saímos muito bem da primeira pressão deles. Acabamos dominando e defendendo com a bola, tendo a posse. Concordo sobre o terço final, na área do Santos, acho que é onde faltou um pouco mais de agressividade para finalizar as jogadas. Um pouco mais de coragem para arriscar cruzamentos, chutar de fora da área ou até mesmo um contra um, num time que estava tão bem defensivamente."
O técnico afirmou que ainda no primeiro tempo trocou de lado os atacantes Luiz Araújo e Bruno Henrique, em busca de mais profundidade, principalmente pela esquerda, onde Varela pouco explorou o fundo. No entanto, a mudança não trouxe os resultados esperados.
"Tentei no primeiro tempo já trocar o Luiz e o Bruno, fazer essa mudança, porque o Luiz pelo menos ele ia conseguir cruzar com a perna esquerda. Mas mesmo assim o Santos estava bloqueando bastante nossos movimentos, cruzamentos e nossas entradas na área. Acabamos que criamos volume, mas não conseguimos converter em chances de gol. Vamos analisar realmente o que podemos fazer diferente para superar esse tipo de defesa", finalizou.
O Flamengo dominou a posse de bola com 75% e efetuou 707 passes, mas teve apenas duas finalizações a mais que o adversário (10 a 8). Das cinco finalizações no alvo, somente duas foram jogadas claras com bola rolando, ambas com Plata, defendidas por Gabriel Brazão. As outras chances vieram de lances de bola parada.
Com esse resultado, o Flamengo estaciona nos 27 pontos e passa a depender de tropeços de Bragantino e Cruzeiro para seguir no topo da tabela.