Afastamento de Pedro no Flamengo é fruto de um histórico comportamental conturbado

A razão que levou Filipe Luís a não relacionar Pedro para o jogo do Flamengo neste sábado, contra o São Paulo, não é técnica nem física. É comportamental. Apesar do estilo aparentemente sereno, o camisa nove tem um histórico conturbado, porém costuma agir de forma velada nos momentos em que não é titular no clube.

Os relatos desta vez apontam para falta de dedicação há cerca de dois meses, pouco depois de voltar de uma grave lesão. Filipe Luís prometeu encaixar Pedro no time, e ele esperava mais minutos.

Como não teve, passou a não apresentar a mesma motivação e dedicação nas atividades. Mas o treinador seguia justificando pela parte física. Enquanto o atleta se dizia 100% curado da lesão.

Filipe Luis e Pedro: treinador prometeu encaixar atacante no time do Flamengo — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
Filipe Luis e Pedro: treinador prometeu encaixar atacante no time do Flamengo — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Não se tratava de problema médico, muito menos técnico. A falta de entrega em alguns momentos dos treinos começava a chamar atenção da comissão técnica e também dos jogadores.

Internamente, todos reconhecem que Pedro não está treinando como deveria treinar. E seria injusto ter preferência apenas pelo histórico de gols, já que há outros atacantes se dedicam mais.

Ou seja, não se trata de não conseguir encaixar Pedro no esquema. Filipe Luís o colocaria se o jogador estivesse comprometido com o trabalho no dia a dia. Mas isso não é visto.

A crise ganhou corpo depois que a diretoria, notando o comportamento, começou a ponderar a possibilidade de vender Pedro, e dialogou com seu estafe para que uma proposta fosse apresentada, o que ainda não aconteceu.

O jogador esperava uma renovação de contrato este ano, embora tenha vínculo até 2027. Como não foi atendido pela diretoria, e também não foi escalado pelo treinador, voltou a exibir comportamento conhecido.

Pedro, do Flamengo, não está relacionado para enfrentar o São Paulo — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
Pedro, do Flamengo, não está relacionado para enfrentar o São Paulo — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Quem acompanha Pedro no dia a dia relata que o camisa nove não é de enfrentamentos. Quando é contrariado, normalmente balança a cabeça em silêncio. Ou tem alguma atitude de negar uma orientação.

Foi assim quando se recusou a aquecer para entrar em campo sob o comando do técnico Jorge Sampaoli, na partida contra o Atlético-MG, o que gerou agressão do preparador físico Pablo Fernández, demitido.

Agora não houve agressão. Depois de vários sinais e algumas conversas, Filipe Luis tomou uma atitude prática. Que não foi vista pelo elenco como uma exposição de Pedro. E, sim, questão de justiça.

Fonte: O Globo
publicidade
publicidade