Sem Pulgar, Flamengo prepara De la Cruz para suportar sequência

A eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes deu tempo ao Flamengo para preparar De la Cruz para a volta da temporada no Brasil. Sem Pulgar, que vai desfalcar o time por até três meses, o uruguaio terá que suportar uma sequência importante de jogos.

Pulgar sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito, na derrota para o Bayern de Munique. Ele passou por cirurgia no Chile e deve voltar ao Brasil na próxima semana para continuar a recuperação no Flamengo. Os cuidados do clube se estenderão a De la Cruz.

O uruguaio se recuperou recentemente de uma lesão no joelho esquerdo, sofrida em maio, que o tirou da fase de grupos da Copa do Mundo nos Estados Unidos. Ele voltou a jogar nas oitavas de final, entrando aos 35 minutos do segundo tempo.

De la Cruz em ação pelo Flamengo contra o Bayern — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O Flamengo está sem jogar desde o dia 29 de junho. Aproveita a pausa para preparar De la Cruz para o calendário apertado do segundo semestre, que conta com jogos decisivos na Copa do Brasil e na Libertadores. Mas, por causa do histórico de lesão, dificilmente o volante estará em campo em todos os jogos. Quando isso acontecer, as opções para Filipe Luís são Allan e Evertton Araújo.

De la Cruz chegou ao Flamengo já com um quadro de sinovite crônica no joelho direito. Por causa do problema, o outro joelho acaba sobrecarregado, e o clube precisa controlar a carga de treinos do meia no dia a dia. Nem sempre ele vai a campo treinar com o restante do grupo.

O uruguaio conseguiu boa sequência de jogos no primeiro semestre até se lesionar. Em 2025, De la Cruz começou a ter uma rotina complementar em casa, com acompanhamento do fisioterapeuta do clube : "O objetivo é potencializar os processos de recuperação que a gente já faz no clube, com abordagens preventivas, aumentando os níveis de força e de potência", explicou o preparador físico Diogo Linhares ao ge antes da lesão do jogador .

Flamengo prepara De la Cruz para suportar sequência — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

De la Cruz viveu bons momentos no River Plate entre 2017 e 2023. Nos últimos anos, o volante sempre esteve entre os principais jogadores do time de Buenos Aires, o que o levou a disputar a Copa do Mundo de 2022 pelo Uruguai. Contratado pelo Flamengo por mais de R$ 100 milhões em 2024 (somando direitos federativos, luvas e intermediação) , o jogador terminou sua primeira temporada no Rio de Janeiro em baixa, especialmente pela questão física.

A maior sequência de De la Cruz em 2025 foi de oito jogos como titular. Antes, em 2024, ele emplacou 10 jogos consecutivos. Antes da lesão, o uruguaio tinha começado jogando em seis partidas seguidas. Ele sofreu uma entorse no joelho esquerdo no dia 18 de maio, no clássico contra o Botafogo.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade