Conmebol divulga áudios do VAR de Flamengo e Independiente del Valle

A Conmebol divulgou, nesta quarta-feira, os áudios das consultas do árbitro Leodan Gonzalez feitas à ferramenta do VAR no empate em 2 a 2 entre Independiente de Valle e Flamengo , válido pelo primeiro jogo da Recopa Sul-Americana . Dois lances foram analisados: o gol anulado de Bruno Henrique por impedimento e o pênalti cometido por Rafinha.

A primeira revisão aconteceu aos 26 minutos do primeiro tempo, quando Bruno Henrique foi lançado em profundidade e marcou para o Flamengo. Na ocasião, a arbitragem assinalou impedimento no lance e o VAR confirmou a anulação.

Entre os comentários, o árbitro de campo diz para os assistentes "confiarem no sistema". Após a checagem e o uso da linha de impedimento, foi concluído que o ombro do atacante do Flamengo à frente no lance.

VAR 1: Não recomece, Leo.

Árbitro: Estão checando o factual?

VAR 1: Espere a confirmação.

Árbitro: Estão checando o impedimento factual?

VAR 1: Sim.

Árbitro: Têm a linha?

VAR 1: Está difícil.

VAR 2: Está habilitado.

VAR 1: O ombro está em impedimento.

Árbitro (para os jogadores): Confiem no sistema, está difícil. Estão colocando a linha.

VAR 1: O ombro está em impedimento.

Já o segundo lance aconteceu aos 46 minutos do segundo tempo, quando Rafinha derrubou Murillo na grande área e o pênalti foi assinalado. Antes mesmo do VAR revisar o lance, o árbitro de campo afirmou que "houve contato de Rafinha com o camisa 9" do Independiente de Valle. Após consulta, o VAR confirmou a marcação.

Árbitro: Há contato de Rafinha com o camisa 9. Há contato de perna com perna.

VAR 1: Faça todo o procedimento, Leo. Estamos checando.

Árbitro: É um contato que impacta o jogador.

VAR 1: Leo, decisão correta.

Fonte: Extra