Rio - O escritor e cartunista Ziraldo morreu neste sábado (6), aos 91 anos , no apartamento onde morava na Lagoa, Zona Sul. Além da literatura, o criador do "Menino Maluquinho" tinha outra paixão que fazia questão de não esconder: o Flamengo, seu time de coração.
Considerado um rubro-negro ilustre, Ziraldo tinha uma relação próxima com o Flamengo. Homenageou o clube ao escrever o livro "O Mais Querido em quadrinhos". Depois, desenhou a logo da camisa "Eu amo o Fla", comercializada em 2004 para arrecadar fundos para ajudar na construção de dois campos no Ninho do Urubu, na época ainda um centro de treinamento ainda embrionário. Em 2012, produziu uma marca para comemorar os 100 anos de futebol da equipe rubro-negra.
Mais do que apaixonado pelo Flamengo, Ziraldo era um grande fanático por futebol. Em 1987, aceitou o convite do Clube dos 13, que organizou a Copa União, o Campeonato Brasileiro daquele ano, para desenhar os mascotes dos 16 clubes que formaram o bloco principal da competição. O Rubro-Negro foi o campeão do torneio ao vencer o Internacional por 1 a 0 na decisão.

Homenagens

Nas redes sociais, diversos clubes brasileiros manifestaram pesar pela morte de Ziraldo. O Flamengo, em sua publicação, destacou o amor do escritor e cartunista pelo Rubro-Negro.