Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo (28), às 11h (no Maracanã), pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro . E o clássico colocará frente a frente os dois rivais cariocas, que 'sofrem' com a maratona de jogos da temporada.
Pelo lado Rubro-Negro, o técnico Tite vive a dor de cabeça da logística, que pode ter que fazê-lo, mais uma vez, rodar o elenco para evitar perder atletas por desgaste e lesão.
Em mais de uma oportunidade, o treinador já frisou em entrevistas coletivas a necessidade de ter que mudar as equipes para não perder atletas por lesões.
"Ciência está há bastante tempo no futebol, não é novidade. Ele está desde o tempo que eu jogava. Com todo o suporte que tem o Flamengo, a responsabilidade (de poupar) é minha, mas eu tenho muita lucidez para não estourar um atleta e depois perdê-lo por mais tempo. Ciência não é novidade no futebol, só procurarmos informações verdadeiras. Risco há, estratégia há e opção foi em cima disso. Responsabilidade maior é do técnico que escala", disse Tite, para completar", disse o treinador após a derrota na Bolívia por 2 a 1 para o Bolívar sobre o tema de poupar atletas e rodar o elenco.
E a logística é um dos principais adversários do Flamengo em meio ao clássico. Na última semana, o Rubro-Negro saiu do Rio de Janeiro e foi a La Paz, capital boliviana, percorrendo um trajeto total de 5.364 km .
Agora, volta à capital carioca para encarar o Botafogo, no clássico, para, já virar a chave e focar na terceira competição do ano. Na próxima semana, já na quarta-feira (1) o Amazonas , no Maracanã, pela primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil .
Entre muitos jogos, pouco tempo de descanso e, ao mesmo tempo, sem conseguir encaixar treinos consecutivos, a tendência é que, mais uma vez, o treinador rubro-negro rode o time.
Botafogo ficou no Rio, mas perdeu Tiquinho
Diferentemente do Flamengo, o Botafogo ficou no Rio de Janeiro. Na última quarta-feira, o Glorioso se impôs e bateu o Universitario, por 3 a 1 , no Nilton Santos, e conquistou a primeira vitória na CONMEBOL Libertadores . No entanto, Artur Jorge ganhou uma grande dor de cabeça.
Logo aos sete minutos, Tiquinho Soares sofreu lesão na parte posterior da coxa direita e deixou o gramado. Ausência confirmada no clássico, o atacante, conforme confirmou o Botafogo, está fora de combate por até seis semanas , voltando somente no começo de junho.
O tema de rodar o elenco também está presente no trabalho de Artur Jorge. Da partida contra o Juventude , vencida pelo Alvinegro por 5 a 1 pelo Brasileirão no domingo (21), para o confronto no torneio continental, o português trocou quatro peças no time titular.
Após o clássico contra o Flamengo, o Botafogo também terá poucos dias para se recuperar, voltar a treinar e já virar a chave para a Copa do Brasil. Na quinta-feira (2), às 19h (de Brasília), também inicia a caminhada em busca de uma vaga nas oitavas de final ao encarar o Vitória na primeira partida da terceira fase.
Assim como Tite, a tendência é que, por conta do calendário e da logística, Artur Jorge também mexa em peças do time titular para o clássico.
Próximos jogos do Flamengo
-
Botafogo (C): 28/4, 11h (de Brasília) - Brasileirão
-
Amazonas (C): 1/5, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Red Bull Bragantino (F): 4/5, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Botafogo:
-
Flamengo (F) - 28/04, 11h (de Brasília) - Brasileirão
-
Vitória (C) - 02/05, 19h (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Bahia (C) - 05/05, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão