Reprisando jogos antigos de futebol nas tardes dominicais desde 12 de abril, a Globo tem visto a audiência da faixa cair semana após semana. Nesse domingo (31), ao reexibir o jogo que deu ao Palmeiras o título da Libertadores de 1999, a emissora registrou sua pior marca com o formato em São Paulo e ficou atrás do programa da apresentadora Eliana , do SBT. Os melhores números foram alcançados com jogos da seleção brasileira , que deram início aos trabalhos.
Levantamento do UOL Esporte mostra que as reexibições das finais do penta e do tetra foram as campeões de audiência até agora. Exibida no dia 12 de abril, a vitória sobre a Alemanha em 2002 marcou 20,8 pontos, com picos de 24 na Grande São Paulo. Foi a última partida na capital paulista a superar a meta inicial do esporte da emissora, que queria fechar as reprises com pelo menos 18 pontos.
Em segundo lugar, aparece a reprise da decisão contra a Itália de 1994, realizada em 26 de abril, que fechou com 16,5 pontos e picos de 21 na Grande São Paulo. Além dessas duas partidas, nenhuma outra reexibição conseguiu chegar à marca dos 16 pontos.
Além da Libertadores de 1999, as piores audiências vieram com a vitória do São Paulo sobre o Liverpool no Mundial de Clubes de 2005, exibida no dia 24 de maio, que fechou com 12,1 pontos, e com a final do torneio feminino de futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2007, com 11,4 pontos.
No Rio de Janeiro, os campeões de audiência são divididos. Os maiores índices vieram com o pentacampeonato da seleção e a reprise da final da Libertadores do ano passado, na qual o Flamengo levou a melhor sobre o River Plate. As reprises fecharam com 19 pontos de Ibope. Por outro lado, as piores marcas vieram com o jogo que deu ao Fluminense o título do Campeonato Brasileiro de 2012 e com a seleção feminina campeã pan-americana em 2007.
A queda de audiência faz a Globo avaliar se continua com as reexibições de jogos históricos após este domingo (7). Existe uma questão comercial de entrega de exposição para os anunciantes de transmissões esportivas, e as reprises também servem para preencher esta lacuna.
Para este domingo, mais dois jogos estão previstos. Para São Paulo e parte do país, será reexibida a final da Libertadores de 2011, que teve o Santos de Neymar superando o Peñarol. Quem estiver no Rio de Janeiro e outras partes do Brasil poderá ver a final do Brasileirão de 1995, na qual o Botafogo levou a melhor sobre o Peixe. Para o dia 14 de junho, ainda não se sabe como ficará a programação da Globo.
O ranking em ordem de audiência na Grande São Paulo:
Copa 2002: Brasil x Alemanha - 20,8 pontos (12 de abril)
Copa 1994: Brasil x Itália - 16,5 pontos (26 de abril)
Copa das Confederações 2005: Brasil x Argentina - 15,1 pontos (19 de abril)
Copa das Confederações 2013: Brasil x Espanha - 15,1 pontos (3 de maio)
Mundial de Clubes 2012: Corinthians x Chelsea - 14,9 pontos (17 de maio)
Mundial de Clubes 2005: São Paulo x Liverpool - 12,1 pontos (24 de maio)
Final futebol feminino no Pan-2007: Brasil x Estados Unidos - 11,4 pontos (10 de maio)
Libertadores 1999: Palmeiras x Deportivo Cali - 10.0 pontos (31 de maio)
Imagem: Reprodução