Flamengo e Cruzeiro fazem parte de um grupo bastante seleto no futebol nacional. Os dois clubes são, até hoje, os únicos a participarem de todas as edições da elite do Campeonato Brasileiro . Mas a possível queda do time mineiro para a Série B pode deixar o Rubro-Negro como dono exclusivo da marca de "100%" na competição nacional.

Desde 1971, os dois times estiveram presentes em todas as edições do campeonato sem nunca terem sido rebaixados. O Flamengo, campeão indiscutível neste ano, defenderá o título no ano que vem, enquanto o Cruzeiro corre o risco de, pela primeira vez em sua história, deixar a Primeira Divisão. A equipe perdeu para o Vasco na última segunda-feira e se complicou na luta contra o Z-4. Veja a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro .

Vale destacar que, além de Flamengo e Cruzeiro, São Paulo e Santos também nunca foram rebaixados no Brasileiro, mas não estiveram presentes em todas as edições do campeonato. A dupla San-São não disputou o campeonato de 1979 por conta de um "boicote", que ainda contou com Corinthians e Portuguesa.

O motivo para a ausência do quarteto paulista foi uma divergência no calendário. O Campeonato Paulista de 1978 se arrastou até o ano seguinte e, por priorizarem o Estadual, as equipes só aceitariam disputar a competição nacional se pudessem ingressar a partir da terceira fase - direito que era reservado somente ao campeão e vice da edição anterior (Guarani e Palmeiras ).

Como o pedido dos clubes não foi atendido, São Paulo, Santos, Corinthians e Portuguesa optaram por não participarem do Campeonato Brasileiro de 1979. O campeão daquele ano foi o Internacional .

O Cruzeiro ainda tem chance de se manter na Série A no ano que vem. A equipe está na 17ª posição, com 36 pontos - dois atrás do Ceará , primeiro time fora da zona de rebaixamento. Os próximos jogos da equipe celeste serão contra Grêmio e Palmeiras.