Flamengo: Jorginho 'estreia' no futebol brasileiro em meio-campo que lida com novos desafios

Jorginho estreou pelo Flamengo dando ótimas impressões durante a Copa do Mundo de Clubes. Porém, sua primeira vez diante da torcida no Maracanã acontecerá neste amanhã, às 16h30, quando o rubro-negro enfrenta o São Paulo pela 13ª rodada do Brasileirão. Em sua estreia na "realidade" do futebol brasileiro, o volante assumirá de vez o posto de protagonista em um meio-campo que se vê diante de novos desafios.

Jorginho nasceu em Santa Catarina e iniciou a base no Brusque, mas nunca atuou profissionalmente no Brasil. Revelado no Hellas Verona, da Itália, ele se destacou por Napoli, Chelsea e Arsenal.

O principal é a saída de Gerson, comprado pelo Zenit (Rússia). Além de capitão, o volante atuava primordialmente pelo lado direito do ataque, o que cria um vácuo duplo na equipe. O outro tópico é a fratura no quinto metatarso do pé direito de Erick Pulgar, que fará o chileno ser desfalque por até três meses.

Enquanto nenhum reforço foi oficializado na janela de transferências aberta nesta semana, Filipe Luís precisará repensar a organização de um setor chave. Menos mal que todo o elenco está à disposição para entrar em campo, pois nomes como De la Cruz voltaram durante o Mundial nos Estados Unidos.

O uruguaio engrenou boa sequência na primeira metade da temporada atuando como segundo volante, ao lado de Pulgar. Porém, uma entorse no joelho esquerdo o tirou de combate por mais de um mês. Foi esta lacuna que Jorginho ocupou em suas primeiras quatro partidas pelo rubro-negro.

Agora, a tendência é que De la Cruz e Jorginho formem dupla à frente da área. Inclusive, jogar um pouco mais recuado é algo que agrada ao ítalo-brasileiro.

— A posição que me sinto mais confortável é a de "5", para poder ajudar na construção com a saída de trás, quebrar a pressão do adversário e facilitar o jogo dos meus companheiros. Mas sem problema nenhum de jogar como segundo volante também. Me sinto confortável nas duas posições — disse ele na coletiva de apresentação. — Depois de ter vivido tantas coisas em modelos de jogos diferentes, acredito que conseguiria me adaptar independente do meu companheiro ao lado e do adversário.

As outras opções para Filipe Luís são Allan e Evertton Araújo, hoje considerados reservas. A contratação de Jorginho por três temporadas não visava ser reposição a ninguém, mas, com a partida de Gerson, acabou sendo essencial para manter o equilíbrio da equipe diante de uma maratona pela frente no segundo semestre.

Mais à frente, Arrascaeta segue soberano na criação, mesma que volte em baixa do Mundial. O camisa 10 é o artilheiro da temporada rubro-negra, com 13 gols, e do Brasileirão, com nove. Nomes como Carrascal, do Dínamo Moscou (Rússia), estão na mira, mas a negociação não avançou nos últimos dias.

Fonte: Extra
publicidade
publicidade