É com um contrato longo e uma bela quantia de dinheiro que o Olympiakos , da Grécia, tenta seduzir Rafinha e contratar o lateral-direito do Flamengo . Por trás dessa tentativa está um homem rico, polêmico e influente no país natal: Evangelos Marinakis.

O empresário de 53 anos não é apenas presidente do Olympiacos, mas também dono do Nottingham Forest, o clube que foi bicampeão da Copa dos Campeões (atingo formato da Champions League) e um dos gigantes do país.

Ele já nasceu dono de um grande império financeiro na Grécia, graças ao poder e influência política do pai, Miltiadis Marinakis. Ao longo da vida, Evangelos foi membro do parlamento grego, CEO da Crude Carriers e é o presidente do Capital Maritime & Trading Corp., grupo que administra uma frota de quase cem navios, entre petroleiros, porta-contêineres e graneleiros.

O empresário fez sua fortuna no ramo da logística, sendo dono de embarcações que trabalham principalmente em Pireu, município próximo à Atenas e cidade sede do Olympiacos.

Há dois anos, ele foi considerado a 59ª pessoa mais influente do mundo na indústria naval pela “Lloyd’s List”. Uma honraria perto de muitas outras, que incluem prêmios, nomeações públicas e homenagens dentro e fora da Grécia. Nem por isso é idolatrado.

Talvez a atuação como presidente do Olympiacos, iniciada em 2010, exemplifique o lado polêmico de Evangelos.

Em 2018, ele multou os jogadores do time em 400 mil euros (na época, R$ 1,6 milhão) e decretou férias antecipadas pelos maus resultados na temporada do futebol grego, prometendo escalar o time B na reta final.

A gota d’água foi um empate com o Levadiakos, que colocou sua equipe na terceira colocação. “Pago milhões para que vocês tenham tudo. Despedi três treinadores por vocês e no final parece que vocês é que eram os responsáveis”, teria dito

Outra situação polêmica envolvendo sua biografia é que, embora seja presidente de um dos grandes clubes do país, ele também exerceu a presidência da Superleague Grécia (responsável pelos campeonatos entre clubes) e foi vice da Federação Helênica de Futebol, entre 2010 e 2011. Muitos viam conflito de interesses nessas atuações conjuntas.

Já em 2017 a Uefa conduziu uma investigação após ter denúncias de que o dirigente liderava um esquema de combinação e compra de resultados no Campeonato Grego. Evangelos afirmou na época que eram "invenções de invejosos" para destruir seu sucesso.

O período em que presidiu o clube tem realmente sido vitorioso, com sete títulos gregos, além de outras taças. E também tem dado retorno financeiro ao empresário. Seu império só cresceu. Em 2017, ele adquiriu 100% das ações do Nottingham Forest, que acabara de cair para a terceira divisão, virando o dono. Mas o projeto dele não vingou. O time continua na mesma situação.

Neste ano, Evangelos contraiu coronavírus e a polêmica foi que dias antes ele tinha se encontrado com os jogadores do Nottingham e também do Millwall, durante a partida entre as equipes. Apesar dos ataques, menosprezou o ocorrido.

Agora, ele quer investir na ida de Rafinha, do Flamengo , para reforçar seu clube. Difícil saber o final da novela, mas o empresário costuma conseguir o que quer, custe o que custar.