Prefeitura do Rio decide adiar público nos jogos de futebol, diz Marcelo Crivella

A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu adiar a permissão para que eventos esportivos tenham 1/3 de público, anunciou o prefeito Marcelo Crivella durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira. O plano de flexibilização do isolamento social do município previa a liberação inicialmente a partir desta sexta, dia 10.

Na coletiva, Crivella explicou que a decisão foi tomada junto ao conselho científico em função do efetivo de policiais militares, que, segundo ele, não daria conta de controlar os torcedores sobretudo do lado de fora dos estádios.

- Em reunião com o conselho científico, decidimos que não terá torcida nos estádios agora. Não tem condições de manter a segurança fora do estádio, dentro do estádio e nos transportes. O governo do estado tem tido problemas em nos ajudar com a PM. Não vamos abrir correndo o risco de ter enormes aglomerações dentro e fora. A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária não dariam conta - disse ele.

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro — Foto: Thiago Lima
1 de 1 Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro — Foto: Thiago Lima

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro — Foto: Thiago Lima

Dessa forma, portanto, as finais do Campeonato Carioca serão disputadas com portões fechados. As partidas entre Flamengo (campeão da Taça Guanabara) e Fluminense (campeão da Taça Rio) estão marcadas para os dias 12 e 15 de julho.

A Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro já tem até um planejamento, que são as Regras de Ouro , para quando o público for liberado nos eventos esportivos. As medidas envolvem, por exemplo, escalonamento da entrada dos torcedores nos estádios/arenas, marcação de assentos e obviamente a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Fonte: Globo Esporte