Logo Netfla

Pablo Marí chega com missão de acabar com recente sina de zagueiros estrangeiros no Flamengo

Mais nova contratação do Flamengo , o zagueiro Pablo Marí será o quarto zagueiro estrangeiro a vestir a camisa rubro-negra nesta década. E o espanhol terá a complicada missão de acabar com a sina de zagueiros gringos que não conseguiram ter muita sequência neste período. Dos três que passaram pelo clube da Gávea nos últimos anos, o que teve melhor desempenho foi Marco González, entre 2012 e 2013. Ainda assim, não ficou muito marcado na memória do torcedor flamenguista.

González
Nascido o Rio de Janeiro, González foi para o Chile com apenas dois anos e acabou se naturalizando chileno. E ele chegou com moral ao Flamengo. Em 2011, ele havia conquistado o título da Copa sul-Americana pela Universidad do Chile, inclusive eliminando o Flamengo nas oitavas de final. Também foi eleito o melhor zagueiro da América do Sul neste ano. Mas, no Rubro-Negro, ele não mostrou todo esse futebol.

Apesar de ter chegado e em alta, disputado 75 partidas pelo Flamengo e ter feito parte do elenco campeão da Copa do Brasil de 2013, ele não chegou a ser titular absoluto nos dois anos em que atuou no clube. Em 2013, inclusive, perdeu espaço com Mano Menezes. O chileno até entrou durante o segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o Athletico Paranaense, mas não era dos zagueiros preferidos de Jayme de Almeida. González disputava posição, na época, com Chicão, Wallace e Samir. No começo do ano seguinte, vendo que seria o último da fila para o setor, o zagueiro pediu a rescisão do contrato, mesmo tendo mais um ano de acordo, visando poder atuar mais e ser lembrado pelo então técnico da seleção chilena Jorge Sampaoli. Atualmente, González joga pelo Palestino, do Chile.

Erazo
Um dos motivos de González ter se sentido desprestigiado no começo de 2014 foi, justamente, a chegada de outro estrangeiro. Em janeiro daquele ano, o Flamengo apresentou o equatoriano Frickson Erazo. Com o status de titular da seleção do seu país, Erazo falhou logo na sua estreia. Foi expulso na vitória por 5 a 3 sobre o Macaé. Voltou ao time em um Fla-Flu e falhou nos três gols da vitória por 3 a 0 do Tricolor.

Na final do Carioca, outra falha. Chamado para entrar no time após a expulsão de Chicão, acabou cometendo um pênalti, que foi convertido em gol e daria o título ao Vasco. Não fosse o gol salvador de Márcio Araújo nos acréscimos da partida, o título teria ficado com o Cruz-Maltino. A partir dali, perdeu espaço no time. Somou apenas sete jogos com a camisa do Flamengo e acabou emprestado ao Grêmio em 2015. Hoje, Erazo atua pelo Barcelona de Guayaquil, do seu país natal.

Donatti
O último zagueiro estrangeiro que vestiu a camisa do Flamengo foi Alejandro Donatti. E também não deixou saudades. Contratado em julho de 2016, após se destacar pelo Rosario Central, da Argentina, o argentino ficou pouco menos de um ano no clube e disputou 11 partidas. Sua passagem ficou marcada por uma falha na derrota por 4 a 2 para o Figueirense, pela Copa Sul-Americana, em Florianópolis. Após uma bola recuada, Donatti escorregou e deixou o caminho livre para Rafael Moura marcar. O Flamengo acabou se classificando no jogo de volta pelos gols marcados fora de casa. Atualmente, ele joga pela Racing, da Argentina.

Gamarra brilhou
Em contra-ponto a estas passagens apagadas de zagueiros estrangeiros pelo Flamengo, o torcedor se lembra com carinho de outro gringo que jogou no setor, mas no começo dos anos 2000. O paraguaio Carlos Gamarra atuou pelo Rubro-Negro entre por pouco mais de um ano entre 2001 e 2002. No primeiro ano, conquistou a Copa dos Campeões e o Campeonato Carioca. Conhecido pela técnica apurada, Gamarra teve altos e baixos no Fla, mas sua passagem foi marcante pelo clube.

Montagem - Erazo, Donatti e Marco González

Zagueiros gringos não deixaram saudade no torcedor (Reprodução; Gilvan de Souza/Flamengo; Reprodução)

Fonte: Lancenet

Comentários

Jogos

Próximo jogo 2 dias, 7 horas a partir de agora
Taça Libertadores da América
Emelec (EQU)Emelec (EQU)
X
FlamengoFlamengo
Qua 24/07 / George Capwell / 21h30
Brasileirão - Série A
CorinthiansCorinthians
1 x 1
FlamengoFlamengo
Últimas
+ Lidas da semana