Os times e títulos de Dorival Júnior como treinador

publicidade

Dorival Júnior é o técnico do São Paulo em 2023 . Esta é a sua segunda passagem pelo Morumbi . O técnico comandou o Flamengo em 2022 e entrou para a história do clube. Com ele à frente do elenco, os rubro-negros fizeram uma temporada para ser lembrada: o Fla foi campeão da Copa Libertadores na final diante do Athletico e venceu também a Copa do Brasil, batendo o Corinthians na decisão por pênaltis.

O troféu continental, aliás, já passa a ser considerado o maior título conquistado por Dorival Júnior em toda a sua carreira. Após o término da temporada, o treinador teve sua saída anunciada no dia 25 de novembro . De acordo com Dorival Júnior, a decisão de não renovar o contrato partiu da diretoria do Flamengo, e o desejo do clube acabou se confirmando com o rápido acerto com o português Vitor Pereira, então recém-saído do Corinthians.

São Paulo (2023 - até o momento)

Comandando o São Paulo desde de 20 de abril de 2023, o técnico soma apenas uma derrota no comando da equipe. Porém, apesar do único revés ter acontecido nas oitavas da Copa do Brasil, a equipe conseguiu uma classificação nos pênaltis na mesma partida. Então, até o momento, Dorival Júnior soma 12 partidas, com sete vitórias, quatro empates e uma derrota, além de 19 gols marcados e oito sofridos.

Flamengo (2022)

Após a demissão do técnico Paulo Sousa, Dorival Júnior foi procurado pela diretoria do Flamengo e aceitou a proposta para a terceira passagem pelo Rubro-Negro. Em 41 jogos disputados, o retrospecto foi excelente: 26 vitórias , oito empates e sete derrotas , considerando Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Pelo Rubro-Negro, Dorival foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022.

Ceará (2022)

Após dois anos sem assumir nenhum clube, Dorival acertou com o Ceará para a temporada de 2022. O treinador fez uma campanha histórica na fase de grupos da Sul-Americana com o Vozão, vencendo todos os jogos da fase e sofrendo apenas um gol. No Brasileirão, Dorival deixou o Ceará na 12ª posição.

Athletico-PR (2020)

Antes de ir para o Furacão, Dorival não trabalhava desde 2018, quando deixou o Flamengo. Pelo Athletico, o treinador fez apenas 18 jogos e acabou demitido após uma sequência de quatro derrotas consecutivas. Dorival conquistou o Campeonato Paranaense de 2020 pelo Furacão.

Flamengo (2018)

A segunda passagem de Dorival pelo Flamengo aconteceu no fim da temporada de 2018, após a demissão de Maurício Barbieri. Sem grandes chances de título no Campeonato Brasileiro, Dorival comandou as últimas 12 partidas do Rubro-Negro naquela competição e conquistou sete vitórias.

Porém, com a eleição de Rodolfo Landim, a nova gestão optou por não seguir com Dorival Júnior para a temporada de 2019. O mundo dá voltas...

São Paulo (2017 - 2018)

Anunciado em julho de 2017 para substituir Rogério Ceni na primeira passagem do ídolo Tricolor na área técnica do Morumbi, o Dorival Júnior comandou o São Paulo em 40 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e 12 derrotas.

Santos (2015 - 2017)

Dorival assumiu o Santos na zona de rebaixamento do Brasileirão de 2015, conseguindo livrar o Peixe em uma campanha de recuperação, terminando na 6ª colocação da competição. Em 2016, Dorival foi campeão do Campeonato Paulista e terminou o Brasileirão na segunda colocação, classificando o Peixe para a Libertadores de 2017.

Palmeiras (2014)

Sobrinho de Dudu, um dos maiores ídolos da história alviverde pelo que fez nas décadas de 1960 e 70, Dorival ficou apenas três meses no Palmeiras em 2014, sendo demitido um dia após o Verdão se livrar do risco de rebaixamento na última rodada do Brasileirão.

Vasco e Fluminense (2013)

Após ser demitido pelo Flamengo, Dorival acertou com o Vasco em julho de 2013. Porém, após uma série negativa no comando do Cruz-Maltino, Dorival acabou sendo demitido com o clube na zona de rebaixamento.

Após a demissão no Vasco, Dorival seguiu no Rio de Janeiro, desta no Fluminense. O técnico assumiu a equipe com a missão de fugir do rebaixamento. Após a polêmica da escalação irregular de André Santos do Flamengo, o Fluminense escapou do rebaixamento.

Flamengo (2012 - 2013)

A primeira passagem de Dorival pelo Flamengo não teve muito destaque positivo. O técnico comandou o Rubro-Negro em 37 jogos, com 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, e acabou demitido após não chegar a um acordo com a diretoria.

Internacional (2011 - 2012)

Pelo Inter, Dorival Júnior conquistou a Recopa Sul-Americana de 2011, apenas uma semana após assumir o comando da equipe. Na temporada seguinte, Dorival conquistou o título do Campeonato Gaúcho pelo Colorado contra o Caxias do Sul.

Atlético-MG (2010 - 2011)

Dorival chegou ao Atlético-MG após a demissão do Santos, com a missão de salvar o Galo do rebaixamento. As chances de queda do Atlético eram de 89% segundo os matemáticos. Porém, Dorival livrou o Galo do descenso. O técnico acabou sendo demitido na temporada de 2011, após campanha ruim no Brasileirão.

Santos (2010)

A primeira passagem de Dorival pelo Peixe resultou na conquista do Paulistão de 2010 e da Copa do Brasil do mesmo ano. Porém, após desavença com Neymar, craque da equipe, Dorival acabou sendo demitido do comando do Santos.

Vasco e outras equipes

Dorival foi o responsável por comandar o Vasco de volta para a primeira divisão após o rebaixamento inédito do Cruz-Maltino em 2008. O técnico conquistou a Série B de 2009 pela equipe.

Antes de chegar ao Vasco, Dorival teve passagens por Coritiba, Cruzeiro, São Caetano, Sport, Juventude, Avaí, Criciúma, Fortaleza, Figueirense e Ferroviária, conquistando os campeonatos Catarinense (Figueirense), Pernambucano (Sport) e Paranaense (Coritiba).

Fonte: Goal.com