O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), afirmou ao jornal espanhol As que o clube pretende manter Filipe Luís pelo maior tempo possível, mas reconheceu que o ciclo do treinador no comando rubro-negro terá, naturalmente, um ponto final. “Filipe não pensa no Flamengo dentro de dez anos. Pode ser que sua carreira siga no Flamengo, mas pode ser que não. A visão dele não coincide necessariamente com a do Flamengo. Isso é natural”, declarou Bap.
Estratégia de Permanência
Apesar de reconhecer a possibilidade de uma saída, Bap deixou claro que a estratégia da diretoria é fortalecer o clube para tornar a saída cada vez menos atraente, tanto para jogadores quanto para treinadores. “Eu vejo assim: vivo minha vida dia a dia. Entendo que, se hoje fizermos muito bem feito e melhor do que ontem, teremos um futuro melhor. Não sei o que vai acontecer no futuro, mas trabalho todos os dias para que o Flamengo seja vencedor. Quanto mais vencedor, mais difícil será que quem está aqui queira sair. O meu trabalho é fazer com que os melhores sempre queiram ficar aqui por muito tempo”, completou.
Impacto Financeiro
O presidente também destacou a mudança de patamar financeiro do Flamengo como parte desse processo. “Se alguém tivesse dito há um ano que o Flamengo traria Lucas Paquetá da Inglaterra, ninguém acreditaria. Seria mais fácil um boi voar do que o Flamengo fazer o que fez”, afirmou. Bap ainda lembrou o impacto recente do clube no mercado. “Há seis meses, a imprensa sul-americana se surpreendeu com a contratação de Samuel Lino por 22 milhões de euros. Pois bem, seis meses depois estamos trazendo Lucas Paquetá por 42 milhões de euros.”
Futuro Técnico
Nesse novo cenário, o presidente abriu a possibilidade de buscar um técnico estrangeiro no futuro, caso o projeto com Filipe Luís se encerre. “Da mesma forma que Filipe pode pensar na Europa, por que o Flamengo não poderia pensar em um técnico europeu? Se eu posso trazer Lucas Paquetá, por que não poderia trazer Klopp? Por que não poderia trazer outro treinador?”, questionou.
Títulos e Desafios
Mesmo com esse discurso, a posição interna segue sendo de confiança em Filipe Luís, que soma cinco títulos no comando do clube: Copa do Brasil (2024), Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, CONMEBOL Libertadores e Brasileirão, todos em 2025. Na atual temporada, o treinador enfrentou as primeiras contestações após a derrota na Supercopa do Brasil para o Corinthians e a presença do Flamengo na zona de rebaixamento do Carioca, mas iniciou a volta por cima com uma goleada diante do Sampaio Corrêa por 7 a 1.
Próximos Compromissos
O Flamengo tem pela frente os seguintes jogos:
- Vitória (F) - 10/02, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
- Botafogo (F) - 15/02, 17h30 (de Brasília) - Campeonato Carioca
- Lanús (F) - 19/02, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Recopa