Desde que Matheus Gonçalves desceu para jogar no sub-20 do Flamengo , vem pedindo passagem para ganhar mais espaço na equipe profissional. Hoje, em amistoso contra o Bayer Leverkusen (Alemanha), que está fazendo pré-temporada no Rio de Janeiro, o meia de 19 anos deu um show na Gávea, com um gol, uma assistência e outras boas jogadas nos 45 minutos que atuou — a base rubro-negra goleou por 5 a 1.
A partida foi diante de uma equipe do Leverkusen bem mexida, mas o treinador Erik Ten Hag lançou nomes importantes como o atacante Victor Boniface. Mesmo assim, o Flamengo não tomou conhecimento do adversário e ainda contou com a participação decisiva do meia Lorran, outro que já teve oportunidades no time de cima.
O goleiro Matheus Cunha e o zagueiro Cleiton também foram utilizados, além de Matías Viña, que atuou por 30 minutos. O lateral-esquerdo ainda vai recuperando ritmo após a grave lesão sofrida no ano passado, e tenta reunir condições para voltar a jogar normalmente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/6/V/MpyvtNTcWlizd9XsgA0A/arte-1-.png)
Por sinal, foi Lorran o autor do gol que inaugurou o placar, com apenas um minuto de jogo. Ele iniciou contra-ataque acionando Matheus, e recebeu do companheiro para bater no gol. A bola desviou em um defensor antes de entrar.
Depois, o camisa 10 engrenou de vez, primeiro carimbando o travessão em um chute de canhota. Aos nove minutos, fez jogada de habilidade pela direita da área e chutou, contando com a ajuda do defensor brasileiro Arthur, que desviou contra o próprio patrimônio. Já aos 38, recebeu cruzamento pela esquerda e marcou o seu de cabeça (veja o lance abaixo) .
Um primeiro muito dominante da equipe de Bruno Pivetti chamou a atenção, com Pedro Leão ainda fazendo o quarto em rebote do goleiro após chute de Lorran, que fez outra boa jogada. Gustavo fez o quinto na etapa final e Montrell Culbreath descontou para o Bayer. Porém, a partida caiu de ritmo por conta do forte calor da tarde no Rio de Janeiro e o fato de o vice-campeão alemão estar iniciando seus trabalhos para o novo ciclo.
Para o Flamengo, mais importante que o resultado é ver garotos que podem ajudar Filipe Luís em um momento no qual o time principal apresenta deficiências ofensivas. Antes do jogo de hoje, Matheus Gonçalves havia se destacado em dois compromissos do Brasileirão sub-20. Em clássico contra o Botafogo, marcou dois gols. Já contra o Atlético-MG, fez outro gol e deu uma assistência.
Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse