Nestor 'camisa 10' vive a melhor fase no São Paulo e é decisivo para o time

O São Paulo vai ao Rio de Janeiro com a esperança de reverter a vantagem do Flamengo na Copa do Brasil . A derrota por 3 a 1 no Morumbi obriga o Tricolor a vencer por dois gols de diferença nesta quarta-feira (14), no Maracanã, para levar a decisão para os pênaltis.

A criatividade da equipe de Rogério Ceni na tentativa de conseguir uma virada histórica passa pelos pés de Rodrigo Nestor. Em um time que não tem um camisa 10 de ofício, fica para um dos volantes a responsabilidade de criar jogadas ofensivas.

Levantamento do "Sofascore" mostra que Nestor é o volante com mais participações para gol nesta temporada no Brasil. Ele participou de 17 gols. Marlon Freitas, do Atlético-GO , com 15, e Zé Rafael, do Palmeiras, com 10, completam o pódio.

Se o São Paulo ainda está vivo na Copa do Brasil é, em grande parte, por causa do gol marcado pelo jogador no Morumbi. O tento na derrota para o Flamengo foi seu oitavo no ano. Em 2022, ele só marcou menos gols que Calleri e Luciano.

Construtor de jogo e participativo, Nestor tomou a conta do meio de campo do São Paulo. Ele tanto busca a bola no campo de defesa, ajudando na transição para o ataque, como faz parte do processo para manter a bola no campo de ataque.

Ele é o segundo jogador do São Paulo que mais acerta passes no campo de ataque, da intermediária até o gol adversário. O tricolor acertou 446 passes no terço final do campo. Além disso, o camisa 25 aparece como o jogador que mais serviu os companheiros no ano, com nove assistências. E também criou oito grandes chances, que foram desperdiçadas.

"O São Paulo é um time de construção de jogo, de posse de bola. É um time que constrói a jogada toda para chegar [na área adversária] e através dos cruzamentos ou dos alas que apoiam muito ou do Luciano que vem flutuar e construir por dentro, que chega ao gol adversário", disse o técnico Rogério Ceni.

Em pesquisa realizada pelo CIES (Centro Internacional de Estudos de Esporte), Nestor aparece como um dos melhores jogadores jovens do mundo entre os nascidos no ano 2000. Foram analisados 250 atletas em 59 ligas em todo o mundo. Nestor aparece na 30ª posição entre os mais promissores e que mais causam impacto ofensivo.

O estudo leva em conta a quantidade de minutos oficiais de jogo jogados nos últimos 365 dias e seu desempenho em campo em comparação com colegas e adversários, bem como com relação a jogadores com o mesmo perfil técnico.

Nesta temporada, ele esteve em campo em 49 partidas e jogou por 3.481 minutos, sendo o quinto atleta do São Paulo que mais jogou em minutos no ano.

Contando com a boa fase de um de seus principais nomes, o São Paulo encara o Flamengo amanhã, 21h45 (de Brasília), no Maracanã, esperando conseguir uma virada histórica e a classificação para a final da Copa do Brasil.

O documentário o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.

Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Fonte: Uol