Para quem estava há mais de cinco anos jogando longe do Brasil, a reestreia de Juninho no futebol brasileiro pareceu ter uma certa dose de nervosismo. Primeiro reforço do Flamengo em 2025, o mais novo atacante rubro-negro entrou no segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda, na tarde do último sábado no Mané Garrincha, e teve sete participações em 34 minutos em campo (veja no vídeo acima) .
Juninho substituiu Bruno Henrique aos 14 e jogou na função que o consagrou no Azerbaijão: centroavante. Mas daqueles de maior mobilidade para atacar espaços em velocidade. Com cinco minutos em campo, ele recebeu passe em profundidade de Arrascaeta na esquerda, mas adiantou demais para tirar do zagueiro. Logo em seguida, foi acionado por Ayrton Lucas na área, mas não conseguiu dominar. Aos 23, apareceu na direita e não dominou um passe de Léo Ortiz (reclamou de desvio do adversário).
Aos 31, tentou puxar um contra-ataque, ganhou de dois marcadores e foi parado com falta. No minuto seguinte, após cruzamento de Ayrton Lucas, apareceu no meio dos dois zagueiros e cabeceou uma bola que tirou tinta da trave. Mas a melhor oportunidade ainda estava por vir: aos 34, Arrascaeta deixou o atacante na cara do gol, ele tentou bater de primeira para tirar do goleiro e quase furou, desviando de leve para fora. E aos 36 voltou em velocidade e roubou a bola do adversário no campo de defesa.
— Tem toda a emoção de estrear com a camisa do Flamengo , foram apenas quatro treinos, ainda estou entrosando. Só tem jogador de qualidade. Estou realizado. Foi um sonho — declarou Juninho.
Além do natural nervosismo de estreia, e da pressão por chegar justamente para a vaga do ídolo Gabigol, o entrosamento ainda não é o ideal depois de só uma semana de treino com o elenco. Mas foi o suficiente para o atacante já ganhar elogios do técnico Filipe Luís:
— Sabemos o jogador que ele é, o que pode nos ajudar nesse modelo. Sabemos as características dele, o perigo que é nosso ataque para a defesa adversária quando ele joga. Ficamos felizes, os primeiros minutos com a camisa do Flamengo são sempre um momento especial. Lembro da minha estreia, o primeiro jogo é muito especial, o telefone fica cheio (risos). E ver ele com a camisa do Flamengo , dando a vida como os outros companheiros, eleva o nível desse grupo.
Com a experiência do frio da barriga superada, Juninho volta a ser opção para Filipe Luís na próxima quinta-feira, quando o Flamengo fará sua estreia no Rio de Janeiro em 2025. O Rubro-Negro recebe o Sampaio Corrêa às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, pela sexta rodada da Taça Guanabara. Com sete pontos, o time é atualmente o terceiro colocado do Campeonato Carioca.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv