Em 2024, Matheus Cunha ganhou de Tite a responsabilidade de ser o goleiro do Flamengo na Copa do Brasil. O torneio acabou sendo o único de grande porte conquistado pelo clube no ano passado, porém, com a efetivação de Filipe Luís no comando da equipe, o prata da casa perdeu o posto para Rossi a partir da semifinal.
Na atual temporada, não há o mesmo compromisso que tinha com Tite, mas coincidentemente o goleiro volta a ganhar uma chance com Filipe Luís justamente na estreia do Flamengo na Copa do Brasil. O atual campeão enfrenta o Botafogo-PB nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Castelão de São Luís, no Maranhão, pela partida de ida da terceira fase. O segundo jogo será no dia 21 de maio.
Matheus Cunha tem quatro jogos em 2025, incluindo o empate em 0 a 0 no amistoso de pré-temporada contra o São Paulo nos Estados Unidos, e está invicto. Nas outras três partidas, também não sofreu gols: 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, 5 a 0 em cima da Portuguesa e 1 a 0 no clássico com o Botafogo, todos pelo Campeonato Carioca.
Matheus Cunha em ação pelo Flamengo — Foto: Paula Reis/Flamengo
Nesta quinta, Filipe Luís vai preservar alguns jogadores, e Matheus Cunha voltará a jogar depois de dois meses e 18 dias. E o goleiro reassume a "missão Copa do Brasil" tentando mostrar serviço em seus últimos oito meses de contrato. O seu atual vínculo termina em dezembro, e até o momento não houve uma conversa sobre renovação, segundo apurou o ge .
Aos 23 anos, Matheus Cunha surgiu como uma promessa na base do São Paulo e se transferiu ao Flamengo no sub-20, com aval de Rogério Ceni. Ele chegou a ser titular do time principal durante a passagem de Jorge Sampaoli. Em agosto de 2023, o clube chegou a recusar uma investida do Nottingham Forest, da Inglaterra, que sinalizava com valores entre 8 e 10 milhões de euros (R$ 42,8 milhões e R$ 53,6 milhões, respectivamente, na cotação da época) .
Matheus Cunha esteve na seleção olímpica em 2023 — Foto: Reprodução
A diretoria rubro-negra na ocasião disse que não tinha intenção de negociar o goleiro ou qualquer outro jogador utilizado com frequência por Sampaoli porque a janela de transferências para o futebol brasileiro estava fechada. Além disso, Matheus Cunha estava valorizado e convocado para a seleção olímpica brasileira. Porém, ficou marcado por uma falha na final da Copa do Brasil de 2023 e acabou perdendo espaço com a saída do técnico argentino. A partir de julho, ele poderá assinar pré-contrato com outro clube e sair de graça em 2026.
A reportagem também apurou que o Flamengo não tem no planejamento buscar um outro goleiro na próxima janela. E Filipe Luís chegou a exaltar Matheus Cunha em sua entrevista coletiva após a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, no último domingo, no Maracanã:
— Matheus foi titular do Flamengo. Ele é um cara muito confiável, confio nele, e ele vai jogar na quinta-feira. Não tenho dúvida que, se precisar, sei que posso contar com ele de olhos fechados. Hoje o Rossi é titular, desempenhando o grande trabalho. O principal trabalho é debaixo das traves, com as mãos, e ele está fazendo bem e com os pés nos dá muito. Goleiros têm essa briga saudável entre eles e hoje estou optando pelo Rossi, mas sei que posso contar com Matheus.
Ao todo, Matheus Cunha soma 54 jogos no profissional do Flamengo e 30 sem sofrer gols. Foram 33 vitórias, 12 empates e nove derrotas no profissional.
Além de Rossi de Matheus Cunha, os outros goleiros do Flamengo são garotos da base. Dyogo Alves, de 21 anos, tem sido o terceiro nome da posição no elenco nesta temporada. Na lista de relacionados para enfrentar o Botafogo-PB na estreia na Copa do Brasil, quem também apareceu é Léo Nannetti, de apenas 17 anos.
Filipe Luís e Léo Nannetti no treino do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv