Liga dos Urubus: entenda ligação entre Flamengo e LDU antes de serem rivais na Libertadores

publicidade

Flamengo e LDU (Equador) se enfrentam mais uma vez na Libertadores, terça-feira, em Quito. O histórico de confronto entre as equipes é até recente, mas a relação é antiga e surgiu por conta de um rival.

A história começa em 2008, quando o Fluminense chegou à final de Libertadores, contra a LDU. Foi neste momento que houve a criação de um movimento cujo nome fazia referência à sigla do clube equatoriano: Liga dos Urubus. A sigla originalmente significa Liga Deportiva Universitária.

Flamengo, Liga dos Urubus — Foto: Divulgação

A primeira missão foi concluída com sucesso. O Fluminense foi vice-campeão da Libertadores naquele ano. Em 2009, o Tricolor repetiu a dose contra os equatorianos, mas desta vez na Sul-Americana. Anos depois, a Liga dos Urubus teve mais um motivo para comemorar: o Vasco foi eliminado pela LDU na Sul-Americana em 2018.

Mas a relação de mais de uma década teve seu fim em 2019. Flamengo e LDU se enfrentaram pela primeira vez na história na Libertadores daquele ano. O que era parceria virou rivalidade. Curiosamente, todas as vezes que as equipes se enfrentaram, o Rubro-Negro chegou à final da competição. Os duelos sempre foram pela fase de grupos.

São apenas quatro confrontos: duas vitórias do Flamengo, uma vitória da LDU e um empate. No primeiro encontro, o Rubro-Negro levou a melhor e venceu por 3 a 1 no Maracanã. Mas acabou perdendo por 2 a 1, em Quito. Já em 2021, o Fla surpreendeu e venceu por 3 a 2 na altitude do Equador, mas não conseguiu sair do empate em casa.

Vale destacar que a relação teve uma pequena reedição em 2024, quando a LDU enfrentou o Fluminense na final da Recopa. O Flamengo emprestou o Ninho do Urubu para os equatorianos treinarem e, através das redes sociais, recebeu o agradecimento relembrando a "Liga dos Urubus". O Tricolor acabou campeão no Maracanã.

2019

2021

Mais uma vez, as equipes vão medir força na fase de grupos da Libertadores. O duelo de terça, na altitude de Quito, ganhou importância para o Flamengo, que perdeu em casa para o Central Córdoba (Argentina) na última rodada. No momento, o Rubro-Negro está em terceiro lugar e a LDU ocupa a liderança do Grupo C.

Inspiração em outras torcidas criadas para "secar"

A Liga dos Urubus foi apenas uma das torcidas que surgiram ao longo dos anos com o objetivo de secar os rivais em decisões. A primeira, e talvez mais famosa, foi a Fla-Madrid, criada em 1998 para apoiar o Real Madrid (Espanha) contra o Vasco na final do Mundial. Dois anos depois, foi a vez da Fla-Manchester em apoio ao Manchester United (Inglaterra), novamente contra o Vasco.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

No mesmo ano da Liga dos Urubus teve a Fla-Boca para apoiar o Boca Juniors (Argentina), na semifinal contra o Fluminense. Mas o apoio não veio somente para clubes estrangeiros. Em 2011, na decisão da Copa do Brasil, surgiu a Fla-Ritiba para apoiar o Coritiba contra o Vasco.

Mas foi a Liga dos Urubus que ganhou maior visibilidade na internet. Na ocasião, uma imagem viralizou, misturando as cores do Flamengo com o azul da LDU, além do mascote rubro-negro brincando com uma bola.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte