Flamengo e LDU (Equador) se enfrentam mais uma vez na Libertadores, terça-feira, em Quito. O histórico de confronto entre as equipes é até recente, mas a relação é antiga e surgiu por conta de um rival.
A história começa em 2008, quando o Fluminense chegou à final de Libertadores, contra a LDU. Foi neste momento que houve a criação de um movimento cujo nome fazia referência à sigla do clube equatoriano: Liga dos Urubus. A sigla originalmente significa Liga Deportiva Universitária.
Flamengo, Liga dos Urubus — Foto: Divulgação
A primeira missão foi concluída com sucesso. O Fluminense foi vice-campeão da Libertadores naquele ano. Em 2009, o Tricolor repetiu a dose contra os equatorianos, mas desta vez na Sul-Americana. Anos depois, a Liga dos Urubus teve mais um motivo para comemorar: o Vasco foi eliminado pela LDU na Sul-Americana em 2018.
Mas a relação de mais de uma década teve seu fim em 2019. Flamengo e LDU se enfrentaram pela primeira vez na história na Libertadores daquele ano. O que era parceria virou rivalidade. Curiosamente, todas as vezes que as equipes se enfrentaram, o Rubro-Negro chegou à final da competição. Os duelos sempre foram pela fase de grupos.
São apenas quatro confrontos: duas vitórias do Flamengo, uma vitória da LDU e um empate. No primeiro encontro, o Rubro-Negro levou a melhor e venceu por 3 a 1 no Maracanã. Mas acabou perdendo por 2 a 1, em Quito. Já em 2021, o Fla surpreendeu e venceu por 3 a 2 na altitude do Equador, mas não conseguiu sair do empate em casa.
Vale destacar que a relação teve uma pequena reedição em 2024, quando a LDU enfrentou o Fluminense na final da Recopa. O Flamengo emprestou o Ninho do Urubu para os equatorianos treinarem e, através das redes sociais, recebeu o agradecimento relembrando a "Liga dos Urubus". O Tricolor acabou campeão no Maracanã.
2019
2021
Mais uma vez, as equipes vão medir força na fase de grupos da Libertadores. O duelo de terça, na altitude de Quito, ganhou importância para o Flamengo, que perdeu em casa para o Central Córdoba (Argentina) na última rodada. No momento, o Rubro-Negro está em terceiro lugar e a LDU ocupa a liderança do Grupo C.
Inspiração em outras torcidas criadas para "secar"
A Liga dos Urubus foi apenas uma das torcidas que surgiram ao longo dos anos com o objetivo de secar os rivais em decisões. A primeira, e talvez mais famosa, foi a Fla-Madrid, criada em 1998 para apoiar o Real Madrid (Espanha) contra o Vasco na final do Mundial. Dois anos depois, foi a vez da Fla-Manchester em apoio ao Manchester United (Inglaterra), novamente contra o Vasco.
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
No mesmo ano da Liga dos Urubus teve a Fla-Boca para apoiar o Boca Juniors (Argentina), na semifinal contra o Fluminense. Mas o apoio não veio somente para clubes estrangeiros. Em 2011, na decisão da Copa do Brasil, surgiu a Fla-Ritiba para apoiar o Coritiba contra o Vasco.
Mas foi a Liga dos Urubus que ganhou maior visibilidade na internet. Na ocasião, uma imagem viralizou, misturando as cores do Flamengo com o azul da LDU, além do mascote rubro-negro brincando com uma bola.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv