O Flamengo conheceu o seu grupo na CONMEBOL Libertadores nesta segunda-feira (18). Os adversários do rubro-negro em busca da classificação às oitavas de final serão Bolívar , Millonarios e Palestino , todos na chave E.

A fase de grupos começa na semana do dia 2 de abril e termina no dia 30 de maio. O Conmebol divulgará o calendário desmembrado com horários nos próximos dias, mas a tabela inicial prevê os jogos

  • Rodada 1 : 2 a 4/4

  • Rodada 2 : 9 a 11/4

  • Rodada 3 : 23 a 25/4

  • Rodada 4 : 7 a 9/5

  • Rodada 5 : 14 a 16/5

  • Rodada 6 : 28 a 30/5

A entidade também divulgou as datas-base do mata-mata. A grande final está marcada para o dia 30 de novembro.

  • Oitavas : 14/08 e 21/08

  • Quartas : 18/09 e 25/09

  • Semifinal : 23/10 e 30/10

  • Final : 30/11

Os times que tiverem as duas melhores campanhas avançam às oitavas de final. O terceiro colocado tem o direito de disputar a Sul-Americana, entrando na fase de playoff antes das oitavas de final.

O Flamengo busca o seu quarto título na competição para ser o primeiro brasileiro a faturar o tetra. As outras conquistas vieram em 1981, 2019 e 2022.

Quem são os adversários do Flamengo na Libertadores?

Bolívar

Time que conta com brasileiros ou conhecidos no país. Os atacantes Bruno Sávio e Francisco da Costa brigam por espaço com Pato Rodríguez, argentino que passou pelo Santos.

É o líder isolado do Apertura da Bolívia e conta com o embalo da temporada passada, quando chegou às quartas de final e só caiu para o Internacional. Difícil imaginar que consiga ir além, mas a altitude pode ser um trunfo importante na campanha.

Millonarios

O Millonarios quer pelo menos repetir a campanha do ano passado, quando caiu nas oitavas de final para o Atlético-MG, mas os recentes resultados no Torneio Apertura deixaram a torcida com um pé atrás. Mesmo assim, a diretoria não pensa em trocar a comissão técnica. Alberto Gamero está no clube desde 2020.

O "maestro" do Millonarios é Daniel Ruiz, considerado uma das joias do futebol colombiano. No entanto, o meia teve uma passagem apagada pelo Santos no ano passado, quando fez 19 jogos e contribuiu com duas assistências. Destaque também para o centroavante Leonardo Castro, autor de cinco gols em 11 partidas nesta temporada.

Palestino

O Palestino quase deixou escapar seu retorno à fase de grupos da Copa Libertadores depois de cinco anos. Na última prévia, o time foi até o Paraguai e ganhou do Nacional por 2 a 0, mas a derrota por 3 a 1 em casa levou a decisão para os pênaltis. Foi quando brilhou a estrela do goleiro Rigamonti.

No clube desde o ano passado, o técnico Pablo Sánchez não conta com um elenco estrelado e por isso a classificação inédita ao mata-mata da Libertadores é um sonho distante.