A contratação do meio-campista Gerson foi oficializada pelo Zenit-RUS na tarde deste domingo. Vestindo a camisa azul e branca, o Coringa recebeu as boas-vindas por meio de uma publicação nas redes sociais do clube, que informa que o contrato vai até 2030. O atleta brasileiro foi comprado do Flamengo, após pagamento de multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões), conforme anunciado no início do mês.
A postagem do Zenit destaca que o clube e o rubro-negro "chegaram a um acordo" para a transferência. "O Zenit Football Club dá as boas-vindas a Gerson em São Petersburgo e deseja novas conquistas na equipe azul-branca-azul", diz trecho do post, acompanhado de uma foto de Gerson segurando uma carta de coringa, em referência a seu apelido.
O volante já tinha um acordo anterior com os europeus, mas ficou no rubro-negro para disputar a Copa do Mundo de Clubes. Os detalhes só foram acordados depois que a delegação retornou ao Rio, após ser eliminada nas oitavas de final da competição pelo Bayern de Munique.
Diante do Bayern, Gerson se despediu marcando o primeiro gol rubro-negro na derrota por 4 a 2, seu segundo em 28 jogos nesta temporada. Ele fecha esta segunda passagem pelo rubro-negro com 12 bolas na rede e 24 assistências, num total de 144 partidas, além dos títulos do Campeonato Carioca (2024 e 2025), da Copa do Brasil (2024) e da Supercopa do Brasil (2025).
Em sua primeira passagem, também levantou os troféus da Libertadores (2019), do Brasileirão (2019 e 2020), da Recopa Sul-Americana (2020), assim como da Supercopa do Brasil e do Carioca, em 2020 e 2021, nas duas competições.