Dentro de campo, a fase do Flamengo é excelente. Fora dele, há a preocupação com os atletas lesionados. A necessidade de cirurgia de Rafinha aumentou a lista de lesionados do clube — que já contava com o lateral-esquerdo Filipe Luís e com o meia Arrascaeta — a poucos dias do duelo contra o Grêmio, dia 23, no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. Confira a situação de cada um e as chances de retornos dos atletas.
ENSAIADA: Flamengo mostra que ser grande é ganhar fora
Rafinha
A lesão de Rafinha aconteceu na partida contra o Athletico, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro. Após choque com o atacante Rony, teve constatada uma fratura na face, no arco zigomático. A cirurgia do lateral-direito foi bem-sucedida , segundo o chefe do Departamento Médico do Flamengo, Dr. Márcio Tannure. O procedimento foi realizado na noite desta segunda-feira, no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca.
— A fratura foi reduzida e a gente ficou satisfeito com o resultado — disse Tannure em áudio divulgado nesta segunda.
O jogador terá alta nesta terça feira pela manhã e vai se recuperar em casa. Na quinta-feira, Rafinha se apresenta no Centro de Treinamento do Flamengo para iniciar o processo de fisioterapia.
O clube não tem prazo para o jogador volta a atuar porque, segundo Tannure, cada atleta reage de uma maneira diferente.
Arrascaeta
A lesão do camisa 14 aconteceu na partida contra o Grêmio, na Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. Após disputar bola com o lateral-esquerdo Bruno Cortez, sentiu dores no joelho. Ao final da partida, foi examinado e diagnosticado com uma lesão no ligamento colateral medial e no menisco medial do joelho esquerdo.
— O Arrascaeta fez uma lesão do ligamento colateral medial e também do menisco medial. Portanto, um tratamento cirúrgico, ele vai realizar uma artroscopia — disse o coordenador médico do Flamengo, Márcio Tannure, no dia 3 de outubro.
Oficialmente, o Flamenho não descarta a presença de Arrascaeta contra o Grêmio no jogo de volta, mas há a ciência de que será preciso uma recuperação mais rápida que o normal para que o uruguaio esteja apto para entrar em campo.
A expectativa padrão é que Arrascaeta volte aos gramados apenas no início de novembro, perdendo assim a semifinal da Libertadores. Atualmente, o meia trabalha em três turnos para se recuperar da lesão.
Filipe Luís
Assim como Arrascaeta, Filipe Luís sentiu o joelho na partida contra o Grêmio, na Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. Após dividir com o volante Maicon, sentiu dores no joelho. Foi diagnosticado com uma lesão no ligamento colateral lateral do joelho, mas não precisará passar por cirurgia.
— O tratamento é conservador com fisioterapia — explicou Márcio Tannure.
A expectativa é que Filipe Luís esteja apto para enfrentar o Grêmio, no jogo de volta. Porém, tudo dependerá da evolução do seu tratamento. A estimativa é de um retorno entre duas a três semanas, sendo liberado na semana da semifinal. Assim como no caso de Arrascaeta, o clube não divulgou previsões oficiais.
O Flamengo está fazendo trabalho em período integral com o lateral-esquerdo, com reforço até mesmo em casa visando acelerar a sua recuperação.