Flamengo retoma sonho do tri, e Dome adota 'corujão' por sucesso no clube

Foram meses de espera, mas a torcida do Flamengo , enfim, poderá rever a equipe na Copa Libertadores . O time encara hoje (17) o Independiente del Valle, às 21h (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em dia que também marca a estreia de Domènec Torrent na principal competição de clubes do continente sul-americano.

O espanhol vive uma verdadeira montanha russa desde que chegou ao clube e entendeu rapidamente que a hegemonia continental é uma obsessão. Com números ainda apenas regulares e diante de uma corneta que soa forte a cada tropeço, Dome intensificou os trabalhos e mergulhou fundo nos estudos.

Ciente da pressão e disposto a entender a cultura rubro-negra para vencer no clube, Torrent tem analisado rivais de forma obsessiva. No dia da chegada a Quito, por exemplo, ficou até 3h da madrugada dissecando o Del Valle e também observando imagens de sua equipe. Foi dormir quase amanhecendo e já estava de pé logo cedo. Sem muito tempo livre, o espanhol adotou um esquema de "muito trabalho, pouco sono".

Esta rotina tem sido comum também em deslocamentos, aeroportos e voos. Não é raro o espanhol passar a viagem toda ao lado de seus auxiliares mais próximos para análise de rivais. Relatórios com dados dos atletas e outros números fornecidos pelo sistema de GPS são alvo constante de estudo.

Antes da hora do almoço, o espanhol tem exibido imagens dos adversários para o grupo. Um pouco antes da saída para o treino, a reunião é para debater o que foi visto e as razões pelas quais o treinamento será daquela forma naquele dia. Isso ocorreu ontem (16), por exemplo.

O trabalho tem sido respaldado pela alta cúpula de futebol , mas há resistência dentro e fora do clube. Com dois jogos seguidos no Equador, voltar para o Brasil com pontos na bagagem será importante para que a comissão técnica tenha o sossego sonhado.

" Vamos tentar defender melhor para poder jogar melhor no campo do Independiente Del Valle. É importante para nós porque é a Libertadores, estamos empatados na classificação e vamos com o time todo que estará pronto para jogar", disse ele.

Tira-teima ante rival de respeito
Flamengo x Del Valle - Marcelo Cortes / Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Fla disputou final da Recopa contra os equatorianos
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

O Del Valle pode ser uma novidade para Domènec, mas os jogadores do Flamengo conhecem a equipe em detalhes. Campeão da Sul-Americana de 2019, a equipe disputou a decisão da Recopa contra o Fla. Um empate no Equador (2 a 2) e uma vitória no Maracanã (3 a 0) deram a taça ao Fla, ainda dirigido por Jorge Jesus.

Internamente, o time equatoriano é avaliado como um dos mais bem montados e um dos que que mais dificultou a vida rubro-negra recentemente, o que torna o duelo ainda mais complicado.

No banco de reserva dos mandantes, o também espanhol Miguel Ángel Ramírez dirige o time. Ramírez teve seu nome defendido por uma ala da diretoria quando o Mister deixou o Fla, mas a decisão pendeu para Dome.

FICHA TÉCNICA:

INDEPENDIENTE DEL VALLE x FLAMENGO

Data: 17 de setembro de 2020
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), Quito, Equador
Árbitro: Wilmar Róldan (COL)
Assistentes: Miguel Roldán (COL) e Sebastián Vela (COL)

INDEPENDIENTE DEL VALLE : J orge Pinos; Angelo Preciado, Richard Schunke, Pablo Alvarado, Anthony Landázuri; Braian Rivero, Christian Ortiz, Faravelli, Fernando Guerrero, Jacob Murillo; Edson Montaño. Técnico: Miguel Ángel Ramírez

FLAMENGO : César; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Bruno Henrique. Técnico: Domènec Torrent

Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Fonte: Uol