A Libra, grupo que gerencia os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro até 2029 em parceria com o Grupo Globo, enfrenta uma crise significativa. Essa situação se intensificou após o Flamengo questionar judicialmente os critérios para a divisão de receitas. Segundo informações de Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, o Grêmio já se prepara para deixar a Libra e se unir à Liga Forte União (LFU), enquanto o presidente do Flamengo, BAP, descartou a possibilidade de o clube sair desse grupo.
Tensão entre clubes
A crise na Libra gerou tensões entre os clubes, com o Grêmio, São Paulo e Santos considerando alternativas para trocarem de liga. O presidente do Grêmio, Odorico Roman, expressou sua insatisfação com as demandas do Flamengo, que têm alimentado as disputas internas. Roman ficou "irritado com a postura da Libra" e as reivindicações do Flamengo a respeito da divisão das receitas dos direitos de transmissão.
Críticas ao contrato da Liga
BAP manifestou descontentamento em relação a uma cláusula do contrato da Liga que estipula uma redução de 11% no valor total de R$ 1,3 bilhão em caso de rebaixamento de um clube, mas não prevê um aumento proporcional na receita caso mais clubes subam para a Série A. O Flamengo, que já está em uma posição de destaque, acredita que essa falha contratual precisa ser corrigida.
Propostas da Liga Forte União
A LFU, por outro lado, apresentou uma proposta que permitiria aos clubes vender 10% dos direitos de TV do Brasileirão por um período de 50 anos a um grupo de investidores. Apesar disso, BAP descartou essa possibilidade, reafirmando a posição do Flamengo em permanecer na Libra e buscar melhorias nas condições existentes.
Futuro da Libra em xeque
A retirada da proposta do Banco Daycoval, que pretendia comprar 5% dos direitos dos clubes por 15 anos, foi um fator que contribuiu para a crescente insatisfação do Grêmio com a atual administração da Libra. Com a crise se aprofundando, a Liga pode enfrentar reestruturações significativas em breve, conforme os clubes se posicionam em relação às suas opções.
Essa situação reflete não apenas os interesses financeiros dos clubes, mas também as complexidades jurídicas que cercam a divisão de receitas no futebol brasileiro. A continuidade da Libra, assim, está em dúvida, com a possibilidade de um desmanche caso os clubes insatisfeitos decidam pela mudança.