O Flamengo ainda não sabe se poderá contar com Arrascaeta e Luiz Araújo, que se recuperam de lesão, no segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o São Paulo. Por outro lado, evitou o risco de perder outro jogador nos tribunais: Gerson.
Expulso contra o Athletico-PR nas quartas de final (veja no vídeo acima) , o meia foi denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". Ele foi julgado no dia 21 de agosto e absolvido pela 1ª Comissão Disciplinar, com isso cumpriu só a suspensão automática. Porém, a Procuradoria do STJD recorreu ao Pleno .
O novo julgamento em última instância estava marcado para esta segunda-feira, mas para não correr risco de perder Gerson para o segundo jogo da final, caso o tribunal mudasse o entendimento, o Flamengo propôs uma transação disciplinar (válida somente para denúncias de penas leves) que foi aceita pela Procuradoria.
Com isso, o Flamengo pagou a multa máxima de R$ 100 mil para encerrar o caso. O Athletico-PR, que no mesmo lance teve expulso o zagueiro Thiago Heleno, que tinha sido penalizado com dois jogos em primeira instância, também optou pelo acordo e pagou R$ 60 mil de multa. O acórdão foi homologado e divulgado pelo STJD nesta segunda-feira.
O Flamengo perdeu por 1 a 0 do São Paulo no primeiro jogo da final da Copa do Brasil e terá que ganhar a partida da volta por dois gols de diferença para ser campeão. Se vencer por uma diferença mínima a decisão irá para os pênaltis. O reencontro entre as equipes será no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv