Flamengo envia defesa de Gabigol em caso de tentativa de fraude do antidoping

O Flamengo enviou na última sexta-feira (26 de janeiro) a defesa de Gabigol no caso de tentativa de fraude do exame de controle de doping. O atacante foi denunciado no mês de dezembro por uma situação que aconteceu em 8 de abril de 2022, no Ninho do Urubu, CT do clube.

O documento foi enviado no prazo legal após período de recesso do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). A defesa anexou imagens da câmera de segurança do centro de treinamento para corroborar a versão do atleta.

Agora, será marcado o julgamento. Gabigol não corre risco de suspensão preventiva.

Um dos representantes de Gabigol neste caso é o advogado Bichara Neto, que defendeu Paolo Guerrero na suspensão por doping nos tribunais da Fifa em 2017, e trabalha na defesa do camisa 10 junto aos advogados do Flamengo . Há a expectativa do desfecho positivo no caso.

O jogador do Flamengo vai responder por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

Gabigol é acusado de dificultar a realização do exame e, mesmo que tenha feito o exame e testado negativo, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como "tentativa de fraude".

Um dos relatos da denúncia diz respeito à demora do atacante para a realização do exame e o não cumprimento das instruções. À exceção de Gabigol, os jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h.

Gabigol chega à Arena da Amazônia — Foto: Marcelo Cortes/CRF

Em manifestação após a notícia do ge , Gabigol publicou nas redes sociais a seguinte mensagem:

"Obrigado pelo apoio, e principalmente por entenderem que há algum tempo tem acontecido notícias falsas sobre mim! Eu e minha família agradecemos o apoio.. E, sabendo que Deus está no controle e nos livrando de todo mal , amém ❤️🙌🏽."

Os empresários do jogador, em nome de Gabriel Barbosa, também se manifestaram na ocasião:

"O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site Globo.com. O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Att, Staff Gabigol e família".

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte