As expectativas para o confronto entre Flamengo e Atlético-MG, pela Copa do Brasil, apontam para um cenário bem diferente do duelo recente entre os dois pelo Brasileirão. E essa mudança pode vir por decisão do time carioca.
Filipe Luís pretende poupar atletas com desgaste elevado, promovendo uma rotação no elenco.
Segundo informações do jornalista Venê Casagrande, a diretoria do Flamengo definiu a ordem de prioridades para a temporada: o foco principal é o Brasileirão, seguido pela Libertadores. A Copa do Brasil aparece em terceiro lugar na hierarquia.
"Filipe Luís está respaldado pela diretoria do Flamengo e já adianto para vocês: sim, ele vai preservar alguns jogadores nesse jogo contra o Atlético-MG porque o foco do Flamengo está Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil", disse o jornalista em seu canal no YouTube.
A partida acontece nesta quinta-feira (31), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, e deve contar com uma escalação alternativa. Pedro e Wallace Yan, por exemplo, devem ser titulares, já que ambos estão suspensos na próxima rodada do Brasileirão e não enfrentam o Ceará no fim de semana.
Outra mudança possível é no gol. Matheus Cunha, goleiro reserva, já foi escolhido como titular da Copa do Brasil nos confrontos anteriores contra o Botafogo-PB. Apesar de ter assinado um pré-contrato com o Cruzeiro, Filipe Luís disse que isso não interfere em suas oportunidades atuais.
Durante entrevista após o jogo contra o Atlético-MG, no último domingo (27), o técnico explicou que ainda não definiu a escalação, mas confirmou que Cunha é uma opção viável.
O critério principal será o nível de desgaste físico. Entre os mais prováveis de serem preservados está Jorginho, que tinha programação para entrar apenas na etapa final no último jogo, mas pediu para começar como titular, acumulando ainda mais minutos em campo.
Outro possível desfalque é Arrascaeta, que segue em controle de carga pelo Departamento Médico.
Por outro lado, atletas como Juninho e Everton Cebolinha podem ganhar novas oportunidades para se firmarem no time.
A principal preocupação está na zaga. Os titulares Léo Ortiz e Léo Pereira estão entre os que mais atuaram na temporada, e Danilo, primeiro reserva, também aparece no Top 10. Com isso, jogadores da base podem ganhar espaço.
Top 10 jogadores com mais minutos em 2025 (que podem ser poupados):
Rossi – 3.150 min
Léo Ortiz – 2.860 min
Léo Pereira – 2.820 min
Arrascaeta – 2.477 min
Luiz Araújo – 2.147 min
Bruno Henrique – 2.137 min
Varela – 1.699 min
Alex Sandro – 1.572 min
Gonzalo Plata – 1.551 min
De La Cruz – 1.332 min