Flamengo aguarda regularização de Saúl, que depende de trâmites migratórios para estrear; entenda

Anunciado como reforço do Flamengo na última quarta-feira (23), o espanhol Saúl Ñíguez ainda aguarda sua regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Apesar da transferência internacional já estar concluída, a pendência está relacionada à burocracia necessária para que atletas estrangeiros possam atuar legalmente no Brasil.

Segundo um dirigente rubro-negro, o processo leva mais tempo justamente por envolver um jogador vindo de uma federação europeia, e envolve etapas que “passam por Brasília”, em referência à liberação do visto de trabalho, exigido para o registro de estrangeiros na CBF. O clube informou que está atuando para acelerar esse trâmite.

Diferentemente da etapa esportiva da transferência, feita entre federações por meio do sistema da Fifa, o registro no BID exige o cumprimento de obrigações migratórias. A liberação depende de órgãos federais e leva alguns dias. São necessárias as seguintes etapas:

Obtenção do visto de trabalho, aprovado por ministérios como o da Justiça e o das Relações Exteriores;

Emissão de CPF, obrigatório para vínculos formais;

Registro na Polícia Federal, que formaliza a situação migratória e permite o início das atividades no país.

Somente após cumprir esses requisitos o jogador pode ser oficialmente inscrito no BID. O Flamengo acredita que isso será concluído nos próximos dias. Depois, caberá ao clube dar continuidade com ações como o registro na carteira digital de trabalho (CTPS/eSocial).

O caso de Emerson Royal evidencia essa diferença de processo: também vindo da Europa, o lateral apareceu no BID rapidamente porque é brasileiro, já teve registro na CBF e, por isso, não precisou passar pelas mesmas etapas migratórias. Já Saúl, estrangeiro e sem histórico no futebol brasileiro, depende de todo o trâmite.

Mesmo quando for regularizado, Saúl ainda deverá esperar para estrear. Após a vitória contra o Atlético-MG, Filipe Luís comentou sobre a situação física do volante:

“O Saúl está sem jogar desde maio, se não me engano, mas vinha treinando. Não vinha treinando com a equipe, vinha treinando sem bola, no caso, só acondicionando. Então ele está acondicionado, mas ainda precisa de mais tempo, mais treinos”, disse.

Fonte: S1Live
publicidade
publicidade