Estreia no profissional, amizades e novos ares: como o Flamengo entrou na vida de Gustavo Henrique

O Flamengo entrou na vida de Gustavo Henrique muito antes de ele vestir a camisa rubro-negra. Em 2012, com apenas 19 anos, o zagueiro fez sua estreia como profissional, ainda pelo Santos, justamente num jogo contra o time carioca. Na ocasião, uma equipe reserva do Peixe foi derrotada no estádio Nilton Santos por 1 a 0.

- Foi meu primeiro jogo como profissional. Na época o Santos estava na semifinal da Libertadores, e eu já estava participando dos treinos. Na época era o professor Muricy. Ele me deu oportunidade, jogou um time chamado reserva. Eu lembro que a gente perdeu de 1 a 0, mas eu fiz um grande jogo, marcando o Vagner Love. Recebi vários elogios do Muricy. Tomamos gol aos 45 do segundo tempo, de pênalti - contou Gustavo, em entrevista ao canal oficial do Flamengo na Internet.

Gustavo Henrique comemora gol pelo Flamengo — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Gustavo Henrique comemora gol pelo Flamengo — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Oito anos depois, o Flamengo voltou com força à vida de Gustavo. Decidido a deixar o Santos, ele viu na proposta rubro-negra a chance de respirar novos ares. Mas nem tudo era novidade no Rio de Janeiro: no novo clube, ele reencontrou amigos, como Gabigol, Thiago Maia, Rodrigo Caio e Bruno Henrique.

- Foi muito bacana. Eu pude jogar com eles (Gabriel e Thiago) no Santos, vendo o crescimento deles também. Já vi que eram dois ótimos jogadores, muito promissores, que buscaram seu espaço com muita humildade. Hoje estão ai não é à toa, porque ralaram muito. São amigos meus, que levo até hoje. Estamos podendo jogar juntos no mesmo time, esperamos conquistar cada vez mais.

Segundo Gustavo, desde que soube do interesse do Flamengo, a prioridade foi do Rubro-Negro. E uma série de fatores justifica a decisão do zagueiro:

- Foi o primeiro clube que demonstrou interesse, e eu fiquei muito feliz. Dei prioridade por causa da torcida, do Maracanã lotado, o elenco que tem. Tudo isso te motiva cada vez mais. Eu precisava sair, de novos ares. Já estava decidido. Não ia deixar essa chance passar - completou.

Até o momento, Gustavo Henrique tem 10 partidas pelo Flamengo, todas como titular. Ele fez um gol, na vitória sobre o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores.

Confira outros tópicos da entrevista:

Quarentena

- A gente recebeu férias. Vai ter que alongar o calendário. Sempre importante manter o condicionamento físico. Procuro fazer um trabalho à parte dentro de casa mesmo. Monto um espaço aqui, com uns pesos, faço trabalho de mobilidade e força. Para que quando a gente voltar, não tenha perdido este condicionamento inteiro, para que a gente possa manter uma boa base para não sofrer lá na frente.

Apoio da torcida e emoção com primeiro gol

- Sensação muito especial entrar num campo histórico como o Maracanã. Todo jogador sonha com isso, eu não sou diferente. Você entra e sente o calor da torcida. Isso nos anima e motiva cada vez mais para que a gente possa dar cada vez mais felicidade para eles. A sensação de marcar um gol com 60, 70 mil pessoas é inexplicável. Eu fiz esse gol e fiquei muito feliz, muito emocionado. Estava buscando muito esse gol.

Inspiração em Rodrigo Caio

- Joguei com ele na seleção. É um grande jogador. Perguntei a ele como foi essa mudança, se realmente era bom o ambiente de trabalho. Ele falou que podia vir de olhos fechados. Isso me deixou mais tranquilo. É um exemplo, porque ele siau de um clube onde jogou muito tempo. Chega uma hora que você precisa buscar novos ares. Só espero neste novo clube dar muita alegria para a torcida.

Fonte: Globo Esporte