Cruzamento na área e rebatida de bola. Vitinho nem domina, chuta de primeira, bola no fundo das redes. O momento mudou e o atacante do Flamengo começa a colher os frutos após todo o investimento que o clube carioca fez quando o tirou do CSKA Moscou, da Rússia, por 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 42 milhões).

Tudo isso por conta da mudança de técnico. Mauricio Barbieri deixou o Flamengo e Dorival Jr. assumiu. São apenas quatro jogos do novo comandante na equipe e a mudança de Vitinho é notória, na confiança e nos números.

Vitinho tem quatro assistências na temporada pelo clube. As quatro vieram nos últimos quatro jogos sob o comando de Dorival. Uma contra o Corinthians para Lucas Paquetá, uma contra o Fluminense para Léo Duarte e duas para Uribe também contra o time carioca e no último jogo contra o Paraná .

A participação mais efetiva do atacante vem pela confiança do novo técnico e pela maior mobilidade que pode ter no ataque do time. Com William Arão segurando as pontas junto com Cuéllar na frente da defesa, os meias do Flamengo têm mais liberdade. Lucas Paquetá foi alçado para o campo de ataque, auxiliando Everton Ribeiro na criação e proporcionando uma fluidez ainda maior para Vitinho.

O jogador, com isso, pode tanto criar pela ponta esquerda, local onde cai mais no campo, como também pelo meio, como foi na assistência para Uribe no jogo deste último domingo (21).

No confronto contra o último colocado do Brasileirão , o atacante fez seu segundo gol pelo clube. O primeiro havia sido contra o Internacional , no Beira-Rio, ainda com Barbieri no comando do clube. No entanto, outros números chamam a atenção. Vitinho já tem 20 situações de um contra um nesses últimos quatro jogos, média de 5 por partida. Nos 10 jogos anteriores, foram 42, média de 4,2.

As chances criadas por Vitinho também impressionam. Nos 10 jogos antes de Dorival Jr. foram 11 situações. As mesmas 11 já foram criadas em quatro jogos com o novo técnico, muito por conta do posicionamento e fluidez do ataque flamenguista. Arriscando mais, Vitinho tem nove finalizações nos últimos quatro jogos, com cinco certas.

Foram dez de 12 pontos possíveis e o Flamengo voltou a ter chances no Campeonato Brasileiro . O desempenho do atacante tem papel essencial na melhora do time carioca na competição. O duelo decisivo contra o Palmeiras , no próximo sábado (27), às 19h, pode ratificar a importância de Vitinho no Flamengo.