Se levou alguns sustos atrás na vitória sobre o Mirassol (2 a 1), pelo Brasileiro, o Flamengo também mostrou uma evolução na frente. Com bom volume ofensivo, o rubro-negro finalizou 24 vezes no Maracanã. Foi a partida em que o time mais concluiu após a Copa do Mundo de Clubes, período que tem sido marcado pela dificuldade de criação da equipe de Filipe Luís.
Desde a volta do Mundial, a partida de maior produção ofensiva do Flamengo havia sido a vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, justamente o jogo da volta dos rubro-negros após o Mundial. Na ocasião, foram 22 finalizações. Desde então, mostrou dificuldade para superar as retrancas e chegou a concluir apenas nove vezes no clássico com o Fluminense.
Finalizações do Flamengo desde a volta do Mundial:
Para o técnico Filipe Luís, a postura do Mirassol colaborou para este cenário. Habituado a enfrentar adversários que se fecham atrás, desta vez o Flamengo enfrentou um rival que tentou jogar de forma ofensiva. Como consequência, se expôs e deixou espaços.
- Ao mesmo tempo que eles tentaram propor e tirar a bola da gente, deixaram mais espaços e nos deram mais chances do que os outros adversários que vêm muitas vezes fechados. Nosso time criou muitas chances claras. Com o placar, eles deram um passo à frente no segundo tempo, colocaram mais gente na nossa última linha e, com isso, foi mais difícil defender. Mas nossas chances eram mais claras, fizemos o segundo gol e tomamos um gol com o descuido, que nos gerou essa preocupação até o fim do jogo. Não existe coincidência no futebol. Se um time é quinto colocado na 19ª rodada é porque o trabalho está sendo muito bem feito - analisou Filipe Luís após a partida.