O Flamengo anunciou na noite desta terça-feira a contratação de Samuel Lino. Adquirido do Atlético de Madrid por 22 milhões de euros fixos (cerca de R$ 143,6 milhões), mais dois milhões (R$ 13 milhões) em bônus, o atacante de 25 anos foi oficializado como o jogador mais caro da história do clube.
Antes do anúncio oficial, o clube brincou com o nome do jogador e a expressão "chama o Samu" no X, com o símbolo de uma ambulância:
Ele desembarcou no Rio de Janeiro no início da tarde desta terça-feira, e realizou exames médicos antes de assinar contrato de quatro anos — válido até 2029 — no Ninho do Urubu. No local, reuniu-se com o diretor de futebol José Boto e o técnico Filipe Luís.
Com passagens por Flamengo e Santos nas categorias de base — foi campeão da Copinha de 2018 com o rubro-negro —, Samuel Lino foi revelado pelo São Bernardo-SP, mas se destacou no futebol europeu com as camisas de Gil Vicente (Portugal) e Valencia, antes de ir ao Atlético de Madrid.
Na última temporada, o brasileiro participou de 47 jogos, marcou quatro gols e deu oito assistências, sendo uma peça importante na rotação ofensiva de Diego Simeone. Em 2023/24, ele foi eleito o melhor jogador dos colchoneros.
O atacante atraiu interesse do Napoli (Itália) nesta janela, mas o negócio não avançou e o Flamengo entrou na jogada, oferecendo uma proposta mais vantajosa em termos salariais. O reforço chegará ao Rio de Janeiro nos próximos dias, também com o objetivo de estar próximo do radar de Carlo Ancelotti e da seleção brasileira.
Lino é a terceira contratação do Flamengo na janela que se abriu no dia 10 de julho. Na semana passada, o meia Saúl Ñíguez e o lateral-direito Emerson Royal foram anunciados. A negociação com o meia Jorge Carrascal também está encaminhada, e o colombiano deve chegar ao Brasil amanhã.
Atlético agradece
Antes do anúncio do Flamengo, o Atlético de Madrid se despediu de Samuel Lino através das redes sociais e agradeceu ao brasileiro pela passagem iniciada em 2022.
"Desejamos a você tudo de melhor em todos os seus futuros projetos pessoais e profissionais, Samu!", escreveu o time espanhol.