Artilheiros da hora, jogadores decisivos, homens de ferro... veja nove rankings do Brasileirão 2019

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

A primeira metade do Brasileirão acabou no último fim de semana. O Flamengo ficou com o título simbólico do primeiro turno, tem o melhor ataque (42 gols) e o artilheiro da competição: Gabigol, que balançou as redes 16 vezes até o momento. O Corinthians ostenta a melhor defesa, com 12 gols sofridos. Mas essas informações são poucas num universo de 190 jogos disputados até aqui. Então, a equipe do Espião Estatístico * foi mais a fundo e mapeou outros destaques do principal torneio do país.

Sabe quais artilheiros precisaram de menos tempo para fazer um gol? Os jogadores mais decisivos? Os que deram mais passes para finalizações? E aqueles que mais ficaram na reserva? Confira as respostas e muito mais nos rankings abaixo!

Quem decide quando o time está perdendo por um gol ou empatando
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Dentre os goleadores do Brasileirão, alguns têm sido fundamentais para seus times em momentos decisivos. Gabriel, do Flamengo, Everaldo, da Chapecoense, e Gilberto, do Bahia, lideram o ranking dos que mais anotam gols ou dão assistências quando as suas equipes estão perdendo ou empatando. Os dois primeiros fizeram oito jogadas decisivas: sete gols e uma assistência. O atacante do Esquadrão de Aço, por sua vez, tem o mesmo número de lances decisivos, mas mandou seis bolas na rede (três em cobranças de pênalti) e deu duas assistências que mudaram a pontuação do Bahia em dados momentos das partidas.

Defesas difíceis quando o time está vencendo por um gol ou empatando
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Um bom time começa por um goleiro que feche a meta, principalmente em momentos críticos. No ranking dos arqueiros que executaram mais defesas difíceis quando o time ganhava ou empatava, o líder é Jordi, do CSA. Revelado pelo Vasco e emprestado ao time alagoano, o camisa 12 operou 34 milagres, sofreu 12 gols que determinaram mudança de pontuação e acumulou índice de 73,9% no Brasileirão. Vale ressaltar também os bons números de Douglas Friedrich, do Bahia, e Tiago Volpi, do São Paulo.

Menos tempo para marcar um gol
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Nenhuma surpresa com o líder desse ranking, não é mesmo? Gabigol é o artilheiro isolado do Brasileirão, com 16 gols, porque ostenta a invejável média de um 1,07 gol por partida - jogou apenas 15. Traduzindo em minutos, estufa as redes a cada 87 minutos em campo. Gilberto vem em seguida, com dez gols e média de um a cada 112 minutos. Parceiro de Gabriel, Arrascaeta é o terceiro. Pedro sofreu com lesões e foi negociado com a Fiorentina, mas deixou o Fluminense com boa marca pessoal: 1 gol a cada 139 minutos. Cebolinha, por sua vez, celebra um gol a cada 157 minutos jogados.

Mais assistências para finalizações
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

O jogador mais solidário do Brasileirão é Dudu, do Palmeiras. O atacante deu 40 passes para finalizações, variando entre 22 assistências aéreas e 18 rasteiras. No entanto, os companheiros de time não foram tão felizes nos arremates, pois marcaram apenas seis gols com suas assistências (15% de aproveitamento). O meia Robinho, do Cruzeiro, tem uma assistência para conclusões a menos que o palmeirense. O que chama atenção é a pontaria pouco afiada dos jogadores do time mineiro. Robinho deu 40 passes para finalizações, mas somente um terminou com a bola na rede.

Jogadores com mais tempo em campo
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

O ranking dos incansáveis do Brasileirão 2019 mostra os jogadores que por mais tempo estiveram em campo. Entre os atletas de linha, o líder é o zagueiro Lucas Fonseca, do Bahia. Experiente, o defensor de 34 anos parece ter fôlego de menino. O camisa 28 é um dos responsáveis pelo bom momento do time baiano, que tem a quarta melhor defesa da competição. Além de ter jogado mais de 31 horas, Fonseca não foi substituído e nem recebeu cartões amarelos.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Contratado no início da temporada para dar fim a inconstância no gol do São Paulo, Tiago Volpi virou o dono da meta tricolor. Titular em todas as 19 partidas, com 31 horas e 38 minutos acumulados, o goleiro foi vazado apenas 13 vezes no primeiro turno e não sofreu gols em oito partidas.

Mais minutos saindo do banco de reservas
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Sabe aquele jogador que todo treinador gosta de ter no banco para mudar o panorama de uma partida difícil? Geralmente esses jogadores são meias e atacantes, e o ranking abaixo não nos deixar mentir. Osvaldo é o reserva de luxo do Fortaleza, tendo sido acionado em nove partidas vindo do banco - um total de 4 horas e 51 minutos. O ponta esquerda David oscila entre reserva e titular do Cruzeiro, mas acumula bom tempo quando entra ao longo dos 90 minutos: 4 horas e 46 minutos. Igor Gomes, Marlone e Geuvânio também são armas de São Paulo, Goiás e Atlético-MG, respectivamente, para dar novo gás ao time.

Quem mais bloqueia finalizações adversárias
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Sabe aquele jogador que faz de tudo para interceptar uma finalização do adversário? Esses anjos da guarda dos goleiros também merecem destaque. Nessa tarefa, ninguém supera o zagueiro Gum, da Chapecoense, que bloqueou 24 finalizações no Brasileirão - cinco delas em cima da linha, já com o goleiro batido . Rafael Vaz, do Goiás, é o segundo, com 20 interceptações. Gabriel, do Botafogo, e a dupla de zaga Réver e Igor Rabello, do Atlético-MG, fecham o ranking.

"Time" de jogadores com mais tempo no banco de reservas
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Ser relacionado para uma partida mostra a confiança do técnico e a boa condição física do jogador. No entanto, alguns atletas estão esquentando o banco no Brasileirão. Entre eles está Jean, goleiro do São Paulo, suplente por 31 horas e 38 minutos. Sem sequer debutar na competição devido ao bom momento do titular Tiago Volpi, o camisa 1 conseguiu uma façanha: receber um amarelo diante do Atlético-MG, na 9ª rodada.

Entre homens de linha, Luiz Felipe, do Santos, lidera. O defensor entrou em campo três vezes, sempre ingressando na segunda etapa. Contra Bahia e Corinthians, atuou poucos minutos, mas jogou o segundo tempo inteiro diante do Cruzeiro. O santista já passou 29 horas e 46 minutos no banco de reservas como opção para o técnico Jorge Sampaoli.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Vitória Azevedo.

Fonte: Globo Esporte