Análise: Flamengo erra mais de 10 chances em jogo de ataque contra defesa, mas tem o que comemorar

publicidade

Em rodada de muitos tropeços de clubes grandes, o Flamengo espantou a zebra na estreia na Copa do Brasil. Mas foi com muito custo em um jogo de ataque contra defesa. O gol de Joshua, quase no apagar das luzes, furou a retranca do Botafogo-PB e garantiu o 1 a 0 dramático e o alívio da torcida maranhense na noite da última quinta-feira, no Castelão de São Luís.

Bruno Henrique em ação em Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Thiago Limas / AGIF

O placar magro poderia ter sido goleada? Poderia. O Flamengo criou mais de 10 chances e ficou a poucos minutos do que seria um empate duro de engolir. Mas este é um resultado que precisa ser relativizado ao se debruçar sobre a partida. Primeiro pelo gramado ruim, que obviamente prejudica a qualidade do jogo. Depois, o caminhão de gols perdidos não merece o mesmo peso das recentes críticas porque estava sem os principais jogadores em campo, como Pedro e Arrascaeta.

Scout - Botafogo-PB x Flamengo

Quesito Botafogo-PB Flamengo
Posse de bola 32% 68&
Finalizações (no alvo) 7 (1) 24 (9)
Chances de gol* 1 12
Passes (precisão) 227 (74%) 714 (90%)
Desarmes 19 20
Escanteios 1 11
Faltas 13 10
Impedimentos 0 2

Dito isto, o Flamengo tem motivos para comemorar além do gol feito no fim. Começando pela imposição técnica até com um time todo reserva em campo. Foram 68% de posse de bola, mais de 700 passes com 90% de precisão e 24 finalizações contra apenas sete do Botafogo-PB . Claro que é preciso levar em consideração o nível do adversário, que está na Série C do Campeonato Brasileiro, mas o Rubro-Negro conseguiu poupar seus sete jogadores de maior minutagem na temporada (Rossi, Ortiz, Léo Pereira, Pulgar, Wesley, Gerson e Arrascaeta) sem deixar cair o rendimento.

Um outro ponto: defensivamente o Flamengo engatou o sexto jogo seguido sem sofrer gols. Se na frente nem sempre a bola tem entrado, lá atrás o esquema de Filipe Luís está cada vez mais sólido. No Castelão, o time praticamente não sofreu, e Matheus Cunha só foi fazer a sua primeira defesa nos acréscimos do primeiro tempo, em chute de longe disparado por Gama. Os rubro-negros não deram sequer chance de contra-ataques do Botafogo-PB.

João Victor em ação pelo Flamengo contra o Botafogo-PB — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

E por último e talvez o mais importante: a aprovação dos garotos no "vestibular" do Castelão. Joshua, de 17 anos, mostrou estrela e frieza em seus primeiros minutos em campo e se candidatou a novas oportunidades. E na defesa, uma grande atuação de João Victor, de 18 anos, em seu segundo jogo como titular no profissional. Foi praticamente perfeito nos desarmes e interceptações e demonstrou que pode entrar no rodízio da zaga tranquilamente quando necessário.

De preocupante podemos dizer a má fase técnica de Michael, principalmente na hora de concluir as jogadas. Contra o Botafogo-PB, ele chegou a perder uma oportunidade cristalina sem goleiro, ainda no primeiro tempo. Falando em gol perdido, vamos às 12 chances criadas pelo Flamengo no jogo, sendo que duas delas são interligadas com outras (jogadas de rebote).

Chance perdida por Bruno Henrique no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por Luiz Araújo no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por Luiz Araújo no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por Michael no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por João Victor no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por Evertton Araújo no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por Bruno Henrique no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por Bruno Henrique no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por Juninho no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Chance perdida por Juninho no Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Reprodução / Amazon Prime

Os jogadores do Flamengo voltaram para o Rio de Janeiro logo após a partida e desembarcaram na cidade de madrugada. O elenco se reapresenta à tarde no Ninho do Urubu para iniciar a preparação para enfrentar o Cruzeiro no domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o jogo da volta é só no dia 21, no Maracanã.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte