Por: ​Venê Casagrande
​Nada como um dia após o outro. Frase clichê, mas pode se encaixar no atual momento de Jonas com a camisa do Flamengo. Quando o jogador chegou ao clube no início do ano, retornando de empréstimo, muitos torcedores não queriam a permanência dele, que chegava para brigar por espaço com Cuéllar, Arão e Rômulo.
No entanto, no melhor estilo "come quieto", Jonas foi aos poucos tomando conta da posição do time titular do Flamengo. A confirmação dessa tese foi na vitória em cima do Emelec, por 2 a 1, no Equador. Os números do jogador durante os 90 minutos falam por si só. Confira abaix:
8 desarmes
25 passes certos
Apenas 3 errados
5 faltas cometidas
JONAS X CUÉLLAR:
​Cuéllar e Jonas brigam por uma vaga no time titular. O colombiano, suspenso dos dois primeiros jogos do Flamengo na Libertadores, pelo visto, vai precisar "roer o osso" para voltar a ser escalado na equipe principal. O próprio técnico Carpegiani confirmou e elogiou, em entrevista ao Globoesporte.com, a permanência do "Schweinsteiger do Nordeste" (apelido que recebeu na primeira passagem no clube) entre os 11.
"Continua no time, sim. Existe esse déficit ali (no meio de campo) e estou plenamente satisfeito com Jonas. Então, ele vai ter esse continuidade. Pode melhorar muito mais, tem mais futebol até para apresentar. Estou muito seguro e tranquilo. Porque ele me transmitiu tudo isso, essa segurança. Não tenho nada a fazer, a não ser manter. Tenho que ser justo com meus jogadores. E joga quem realmente for melhor".
POSICIONAMENTO EM CAMPO:
​
A função de Jonas no time do Flamengo é "simples": se preocupar com a parte defensiva. O mapa de calor do volante na vitória sobre o Emelec, retirado do site Footstats, ilustra bem. Poucas vezes ele passou pelo meio de campo e com 'chegadas mais fortes' se mostrou um Pitbull em campo. Confira abaixo.

(Jonas poucas vezes passou pelo meio de campo diante do Emelec)
MELHOR PARTIDA COM A CAMISA DO FLAMENGO EM 2018?
Se não fosse Vinicius Junior, Jonas poderia ter sido eleito o melhor da partida. Centrado, eficiente nos desarmes de bola e com muita raça em campo, o volante se destacou diante do Emelec. Na chegada da delegação do Flamengo ao Rio de Janeiro, ele conversou com a imprensa, falou sobre a atuação no Equador e sobre a briga pela titularidade com Cuéllar.
"Foi bom. Queria ressaltar a entrega de todos. A gente sabe que Liberadores é isso. Estou muito feliz. Agora é continuar nessa evolução".
"Não posso definir isso. Quem vai escolher é o professor (Carpegiani). Como eu falei, se ele optar por mim, eu vou estar preparador para jogar da melhor maneira possível".

(Jonas atendeu a imprensa na chegada do Flamengo a Rio de Janeiro)
ESTILO "FORTE DE SER":
Na estreia do Flamengo na Libertadores, contra o River Plate, no Nilton Santos, Jonas já havia mostrado o seu cartão de visita na competição sul-americana. Em uma disputa de bola, o volante acertou o rosto de Nicolás De La Cruz e arrancou um dente do adversário.

(Nicólas reclamou com o árbitro da partida e mostrou o sorriso sem um dente da frente)
