A CBF tem o "sim" Carlo Ancelotti para assumir o comando da seleção brasileira . De acordo com apuração da ESPN , o técnico supercampeão com o Real Madrid sinalizou positivamente sobre a possibilidade de comandar a equipe pentacampeã . E o treinador italiano ganhou um nome de peso a seu favor: Zico.

Para o camisa 10 do Brasil nas Copas do Mundo de 1982 e 1986, um estrangeiro seria muito bem-vindo e, dentre eles, Ancelotti desponta como a melhor opção para o cargo.

''Eu não sou contra um estrangeiro dirigir a seleção. Acho que nós temos bons treinadores que poderiam ser. O treinador campeão do mundo é um treinador que ninguém sabia quem era. Ele assumiu a Argentina, foi campeão da Copa América e Mundial. Não é questão do nome. É questão de você dar condições de trabalho e ele ter uma filosofia e uma autoridade perante uma série de coisas que acontecem no futebol brasileiro. Eu não sou contra um Ancelotti, Guardiola, Klopp, que já demonstraram trabalho que eles fizeram e até onde chegaram'', começou por afirmar.

''Em primeiro lugar eu colocaria o Ancelotti porque conheço bem e joguei contra ele como jogador. Vi muitas conquistas dele com técnico. Ele é um cara espetacular e adora o futebol brasileiro. Se isso acontecer eu vou aplaudir e torcer para que ele consiga fazer no Brasil o que ele tem feito nos clubes, porque é um cara espetacular'', disse o ex-atleta que está no Marrocos.

O ídolo do Flamengo acredita que a boa relação do italiano de 63 anos com os jogadores brasileiros pesa a seu favor. E para ele, um exemplo disso é a boia fase de Vinicius Junior no Real Madrid.

''É só ver os jogadores brasileiros que trabalharam com ele para ver como que eles cresceram de produção. Hoje tem um que é apontado como o melhor do mundo e justamente antes dele chegar tinha poucas oportunidades, que é o Vinicius Junior. Acho que é um nome adequado para a seleção brasileira'', opinou.

O que sabemos sobre Ancelotti e a seleção brasileira

Segundo apurou a ESPN , a CBF e Ancelotti não vão confirmar publicamente qualquer acordo neste momento, já que o treinador ainda tem o contrato com o clube espanhol até junho de 2024. Também ainda não há qualquer compromisso assinado com a CBF, apenas a sinalização positiva.

Os detalhes do contrato, que seria de três anos, começando em julho de 2023 até agosto de 2026, após o final da Copa do Mundo em Estados Unidos, México e Canadá, ainda estão sendo discutidos.

Jogadores brasileiros do Real Madrid também já têm essa informação, segundo soube a reportagem. Eles lamentam o fato de o treinador deixar o clube, mas entendem ser um bom nome para comandar o time pentacampeão do mundo – o elenco merengue hoje tem Éder Militão, Rodrygo e Vinicius Jr., todos presentes no grupo do técnico Tite na Copa do Qatar.

Na tarde desta sexta-feira (10), no Marrocos, Ancelotti se pronunciou sobre o assunto .

"Não fiquei sabendo. A situação é simples: tenho contrato até 2024", declarou, durante coletiva no Marrocos.

Ancelotti está desde 2021 no Real Madrid. Nessa segunda passagem pela equipe, ele foi campeão da Champions League e também de LaLiga . Antes, havia comandado o clube entre 2013 e 2015. O Brasil, por sua vez, seria o primeiro trabalho do italiano à frente de uma seleção.

A final do Mundial de Clubes acontece neste sábado (11), a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, capital do Marrocos.